QUALIDADE DE VIDA

Pense Leve, Viva Bem!



jorge pinho

educ

O projeto surgiu após constatação da prevalência de um alto índice de sobrepeso e obesidade entre os servidores da educação municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SME), pensando na qualidade de vida dos seus servidores, abre no próximo mês de agosto, duas turmas do projeto “Pense Leve, Viva Bem!”. Executado pela Diretoria de Recursos Humanos, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, equipe da Saúde do Trabalhador, o projeto é voltado para os servidores da Educação, da sede e das unidades escolares, com foco em sobrepeso ou obesidade. A iniciativa tem como objetivo conscientizar e ajudar o servidor  no controle de peso, mantendo assim a saúde, prevenindo doenças e melhorando sua qualidade de vida.

O projeto surgiu após constatação feita pela equipe da Saúde do Trabalhador, durante visitas às unidades escolares, da prevalência de um alto índice de sobrepeso e obesidade entre os servidores.  “O excesso de peso é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil e no mundo. Pensando nisso, desenvolvemos o projeto, para conscientizarmos os servidores sobre a importância do controle de peso na manutenção da saúde, prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida”, destacou a nutricionista, Thaisa Lucatelli.

Dentro do projeto são realizados encontros quinzenais, com duração de duas horas, acompanhados por uma equipe multiprofissional. “Os encontros acontecem em grupos e o servidor pode optar em participar no período matutino ou vespertino. Nesses encontros são realizadas intervenções com psicóloga, nutricionista, educador físico, enfermeira e fisioterapeuta. São profissionais que, junto com o servidor, trabalham as mudanças de hábitos visando não só o emagrecimento, mas para que eles possam adotar comportamentos de vida saudável como a prática de atividades físicas regular e a reeducação alimentar”, explicou a nutricionista Bruna Vieira.

A Secretaria de Educação é uma das pastas que possui uma equipe de Saúde do Trabalhador e Psicossocial  com foco nos servidores e desenvolvendo ações de promoção de saúde, prevenindo o adoecimento e o afastamento do trabalho. Temas como  obesidade e sobrepeso, já vêm sendo abordados pela equipe em várias ações e por meio de uma serie de atividades visando sempre à conscientização.

Com um ano e meio de atividade, o projeto “Pense Leve, Viva Bem!” já beneficiou aproximadamente 100 trabalhadores da Educação.

Inscrições

As vagas para o projeto são limitadas, portanto, os servidores interessados em participar devem se informar através do e-mail saudedotrabalhador.educacao@cuiaba.mt.gov.br,  até o dia 10 de agosto. Ou no telefone 3645 6573

No dia 13 de agosto a equipe da Saúde do Trabalhador fará a abertura do projeto no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, às 08 horas (período matutino) e às 14 horas  (período vespertino). (*da assessoria da Prefeitura de Cuiabá)

SERVIÇO

O QUE: Projeto 'Pense Leve, Viva Bem!'
INSCRIÇÕES: até o dia 10 de agosto
INFORMAÇÕES: Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas/Equipe Saúde do Trabalhador, telefone 3645 6573
QUANDO: Abertura: dia 13 de agosto, auditório Maestro China, da SME, às 08 e às 14 horas


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet