UBUNTU

No bairro Novo Colorado, em Cuiabá



ubuntu

 

Criado em 2016, no bairro Novo Colorado, em Cuiabá, o Projeto Ubuntu, foi reformulado em 2019. A iniciativa tem como objetivo atender crianças carentes que estão em situação de risco com uma série de atividades, prestando também serviços de saúde e cidadania à toda comunidade.

O projeto começou por iniciativa própria, sem ajuda de empresas ou governo. Atualmente, atende mais de 60 crianças e transformou-se na Associação Beneficente Ubuntu. 

O novo cronograma de ações do Ubuntu, em 2019, está oferecendo e atividades  como Jiu Jitsu 2 vezes por semana, judô, inglês, música, redação e matemática, além de uma nova horta que está em andamento, além de uma biblioteca comunitária. 

A finalidade da Associação é unir as forças de trabalho da sociedade para dar às crianças atendidas o melhor para a formação integral delas, extraindo, através dessas ações, o potencial máximo de cada uma delas.

O Ubuntu vai, a cada dois  meses, realizar uma oficina ensinando algo sobre alguma profissão ou somente atividades educacionais. Também está prevista a realização do terceiro mutirão no dia 16 de março, expandindo a assistência às crianças e comunidade.

Nesse mutirão, os organizadores vão fazer um atendimento completo e gratuito focado na  saúde e outras áreas, com participação de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, advogados e fisioterapeutas, oferecendo informações e orientações em temas como a  higiene, corte de cabelos, cuidados com unhas e educação, de uma forma geral. A ideia, nesse dia, é fazer uma triagem de prevenção e conscientização entre eles e ver quem realmente precisa de cuidados e depois ir acompanhando cada caso que seja mais urgente. 

ubuntu

 

No mutirão anterior foram atendidas, gratuitamente, mais de 100 pessoas da comunidade. 

Ubuntu, o que significa 

A palavra Ubuntu é de origem africana e não tem tradução para nenhuma língua. O termo é usado, filosoficamente, para demonstrar que ninguém é alguém sem um outro alguém, e que só podemos ser completos quando ajudamos a completar a vida de todos que nos cercam.

Então "Ubuntu" pode ser entendido como um conceito, segundo o qual, “sou quem sou porque somos todos nós”. 

Mais informações sobre o projeto através do celular 992650404, com Lukas. (*com assessoria)

ubuntu

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet