CHAPADA DOS GUIMARÃES

Feira Sustentável e Verdes Livres



horta

Os alimentos saudáveis são destaque nas duas iniciativas, que são vizinhas no espaço urbano

Não é a primeira, nem segunda ou terceira vez que o tyrannus se manifesta favorável aos eventos que combinem com as características da pacata Chapada dos Guimarães. E nessa direção a gente tem noticiado com prazer as edições da Feira Chapada Sustentável.

Misturando ingredientes para uma vida saudável e equilibrada, que envolem cultura, gastronomia e outras ações afins, a Feira chega na sua 34ª edição, no próximo sábado (9). E esse mesmo conceito focado na sustentabilidade e na hamonia entre as relações humanas e ambientais, também é norte de evento similar que ganha sua primeira edição nesta mesma data.

Ou seja, quem subir pra Chapada ou mora lá, no sábado que chega, das 18h às 22h, simultaneamente, acontecem a 34ª Feirinha Chapada Sustentável, e a edição inaugural do Verdes Livres, uma intervenção urbana  desenvolvendo o mesmo conceito.

Segundo o tyrannus apurou, é um desmebramento de cidadãos chapadenses, que buscam um mesmo objetivo. A Feira Sustentável vai acontecer na Praça Dom Wunibaldo, enquanto Verdes Livres terá vez na rua Quinco Caldas, em frente ao Espaço Confluência.

Feirinha Sustentável

A Feirinha Chapada Sustentável- Cultura e Gastronomia é iniciativa de um coletivo de empreendedores da cidade, a fim de possibilitar encontros entre produtores e consumidores preocupados com um consumo mais consciente e justo. 

Através da exposição e comercialização de produtos inovadores e artesanais, buscam estimular e facilitar um modo de vida mais sustentável, tanto no campo social, quanto ambiental e cultural, sustentando os quatro pilares da Sustentabilidade: Ecologicamente correto; Socialmente Justo; Economicamente Viável; Culturalmente diverso.

pé

A Companhia Pé de Pano vai mostrar o seu teatro lambe-lambe

Mobiliza artistas, artesãos e produtores de Chapada. Na programação, a oferta de alimentos artesanais, artesanatos, acessórios, brinquedos tradicionais, brechó, cosméticos naturais, sebo, artes, adubo orgânico e muitas ideias, tudo produzido de modo sustentável, justo e solidário.

No setor cultural, estão programadas apresentações musicais, teatro, dança, fotografia, brincadeiras, danças cirulares, incentivo à leitura e a valorização da cidade através da arte.

Ações ecológicas e pedagógicas vão promover a coleta seletiva de lâmpadas, pilhas, baterias e óleo de cozinha ainda inexistentes na cidade. Acontece também às ações solidárias arrecadando roupas, alimentação perecível para quem precisa.

Verdes Livres

"Sonhamos e acreditamos num futuro mais sustentável, se no presente cultivamos o conhecimento, a vida saudável, as práticas sustentáveis e preservamos o meio ambiente". Assim a intervenção "Verdes Livres - arte, literatura e sustentabilidade", mostra a sua cara. E também acreditando que só com educação, leitura e informação é possível alcançar os objetivos propostos.

A iniciativa surge por meio de parceria que envolve o Espaço Confluência e o Instituto de Estudos Socioculturais de Chapada (IESC). 

Literatura,  agricultura orgânica,  arte e  produtos ecológicos e saudáveis, entre outras atrações, compõem uma programação que exalta e homenageia a vida, a natureza e o respeito a todo. Muita música, alegria, danças, apresentações, jogos educativos e entretenimentos.

Alimentos orgânicos, verduras cultivadas sem veneno, troca de sementes, papelaria artesanal, terapias naturais, coleta seletiva de pilhas e lâmpadas, entre outras ações,  completam a programação. (*com assessorias)

eloy

O músico e escritor chapadense, João Eloy, é uma das atrações

 

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet