SAÚDE

50 anos de luta por visibilidade



lgbti

 

A UFMT, por meio do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e do Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPlus), é parceira da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS) da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso (SES-MT), na realização do I Encontro de Promoção da Saúde da População LGBTI: “50 anos de luta por visibilidade”. 

O evento acontece no dia 28 de junho, data que se comemora os 50 anos de Stonewall, a batalha que dá origem aos movimentos LGBT no Ocidente, a partir das 8h, no Auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Voltado a profissionais da rede pública, acadêmicos da área de saúde e ativistas LGBTI, o evento, que é coordenado pelos professores Moisés Lopes e Marcos Aurélio da Silva, do ISC e do NAPlus, e por Rosiene Rosa Pires e Rodrigo Carvalho, da COPHS/SES, contará com participação de professores e pesquisadores da UFMT, profissionais da saúde e ativistas da causa para debater temas pertinentes a implementação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT em Mato Grosso.

Na parte da manhã, a programação contará com o acolhimento dos participantes, abertura e a atividade “narrativas e experiências na atenção primária de sujeitos LGBTIs”. Já no período vespertino será realizada a ação “A população LGBTI: das produções de subjetividade às políticas públicas”.

Participarão como facilitadores os professores Pablo Cardozo Rocon e Bruna Andrade Irineu; os mestrandos Lucas Luís Moreira Leite, Rayssa Karla Dourado Porto e Kamylla Cavalcante dos Reis; o doutorando Vicente Tchalian; Daniella Veyga Garcia Nonato (ASTRA/MT); Haydee Tainá Schuster e Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, do Conselho Regional de Psicologia e Daniela Santos Bezerra, da SES.

Stonewall

A Rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. 

Esses motins são amplamente considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país. (*com assessoria e wikipédia)

Como participar

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas a partir do formulário disponível no link abaixo.

https://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/46260/Cuiaba 

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet