FEIRA DO TURISMO

A Feitam reúne sete municípios



edson endrigo

feitam

Vista aérea da região do Cristalino, local com uma natureza exuberante, paisagens distintas e elevada biodiversidade

A I Feira do Turismo da Amazônia Mato-Grossense - FEITAM, que acontece nos dias 5,6 e 7 de julho em Alta Floresta reúne sete municípios da região com alto potencial turístico. O objetivo é apresentar a Amazônia Mato-grossense como destino sustentável de relevante importância para Mato Grosso e Brasil, seguindo uma tendência nacional de explorar de forma consciente esse rico bioma. 

A programação conta com feira de produtos turísticos e artesanais, palestras sobre turismo em áreas protegidas, turismo rural, gerência de empreendedorismo, entre outros temas. Também fazem parte o VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta e o Iº Encontro Cultural.

O evento será realizado pela Prefeitura de Alta Floresta através da Secretaria de Desenvolvimento - Direção de Indústria, Comércio e Turismo. Participam também os municípios de Cuiabá, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Paranaíta e Nova Monte Verde. Durante a realização do evento, serão valorizados os destinos e produtos turísticos da região da Amazônia Mato-grossense; contando com palestrantes, mesa redonda e painéis, com intuito de conscientizar sobre a importância dos destinos turísticos da região.

A Amazônia de Mato Grosso é uma região vocacionada para o turismo. É indiscutível a ampla e diversificada oferta diferencial existente na área, em termos quantitativos e qualitativos. A região de Alta Floresta conta com um potencial significativo para o desenvolvimento do ecoturismo que pode ser creditado, sobretudo, à singularidade, extensão e diferencial de atratividade de seus recursos naturais e culturais, com opções para o turismo de pesca esportiva, observação de aves, primatas, borboletas, flora, passeios fluviais, banhos de cachoeiras e rios, contemplação de paisagens, caminhadas por trilhas e conhecimento do artesanato indígena. Com a presença da Serra do Cachimbo, RioTeles Pires, Rio Cristalino, Rio São Benedito, Rio Azul, Rio Juruena e Parque Estadual Cristalino e pousadas das mais variadas opções, ainda possui um território local com grande diversidade natural, paisagens distintas e elevada biodiversidade, incluindo áreas de transição dos biomas: cerrado, pantanal e amazônico. 

As pesquisas já realizadas na região indicam que cerca de 600 espécies de aves já foram catalogadas, seis espécies de primatas, um delas endêmica da região, o macaco-aranha-de-cara-branca e mais de 1500 espécies de borboletas.

divulgação

feitam

A pesca esportiva é uma das atividades que atrai muitos turistas à Amazônia de Mato Grosso

Na pesca esportiva, os rios da região possuem grande quantidade de espécies importantes da bacia amazônica, considerada a maior em rios de água doce do país. Entre as espécies mais procuradas na pesca esportiva, estão o jaú, piraíba, pirarara, caparari, cachara, tambaqui, tucunaré, matrinxã, pirapitinga, bicuda, palmito, piranha,cachorrai, tucunaré, matrinxã, bicuda, entre outros..

“O turismo sustentável e mais especificamente o ecoturismo, como uma tendência mundial que se expande cada vez mais, mostra-se como uma alternativa socioeconômica promissora para áreas que dispõem de variedade e qualidade de recursos naturais. Não pressupõe, contudo, apenas a observação da natureza, mas também diversas atividades empreendidas em contato direto com a natureza, estruturadas de forma compatível e em harmonia com o meio em que estão inseridas", destaca a secretária Municipal de Desenvolvimento - Direção de Indústria, Comércio e Turismo, Celia Maria de Castro.

Essa constatação, segundo a secretária, tende a gerar oportunidades de trabalho, reduzindo os desequilíbrios sociais regionais e melhor distribuição de renda, além de combater  a pobreza e atrair investimentos privados sócio-ambientalmente comprometidos com a região.

O Turismo pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da região Amazônica e isso pode ser comprovado com o aumento significativo de turistas que chegam na alta temporada ( meses de maio a novembro) através do aeroporto de Alta Floresta. Há cerca de 10 anos eram cerca de 880 turistas, a maioria estrangeiros. No ano passado, conforme informações repassadas pelos hotéis e pousadas de Alta Floresta, foram 22.400 turistas em busca de pesca e ecoturismo na região de Alta Floresta. “O fortalecimento do turismo como produto de alto valor agregado e diferencial de competitividade, constitui assim uma estratégia de suma importância para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.”, finalizou Celia.

samuel melim

feitam

A Amazônia de Mato Grosso é uma região vocacionada para o turismo. É indiscutível a ampla e diversificada oferta diferencial existente na área, em termos quantitativos e qualitativos

Atividades paralelas

Durante o 1º FEITAM vão acontecer atividades paralelas como pacotes turísticos oferecidos por hotéis e pousadas, famtour jornalístico e city tour. Antecipando a realização do evento e até o seu último dia (01 a 07 de julho), estarão ocorrendo várias exposições de artes e de fotogra?as em hotéis, pousadas, museus e órgãos públicos.

Parceiros

Participam como parceiros: Parceiros: COMTUR - Conselho Municipal de Turismo AEGAF - Associação dos Empresários de Gastronomia de Alta Floresta, SEBRAE, Grupo de Regionalização do turismo da Amazônia mato-grossense, ICV - Instituto Centro Vida Prefeituras Municipais da Região. São expositores: Órgãos Públicos, entidades, ONG´s e iniciativa privada. (*com assessoria)

SERVIÇO

O QUE: 1ª Feira de Turismo da Amazônia Mato-grossense
QUANDO: de 05 à 07 de julho 
ONDE: Praça da Cultura - Alta Floresta - MT
INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO:  www.feitam.com.br, enviar email para  dict@altafloresta.mt.gov.br
INFORMAÇÕES: com Franciela Porto, através do telefone (66) 3521-502.

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet