LIVROS INFANTIS

Mosquitos, percevejos e besouros



besouros

 

Com o objetivo de levar conhecimento científico às crianças, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, desenvolvem livros infantis com informações a respeito dos insetos sob todos os seus aspectos e as relações com os seres humanos, as plantas, os animais e o meio-ambiente. A série Entomologia apresenta três livros explicando sobre os mosquitos, percevejos e besouros, além da obra Entomologia em Versos, com poemas que abordam dezenas de insetos.

As produções podem ser conferidas no link https://www.mtciencia.com.br/pequenos-cientistas/ . Elas apresentam, dentre outras informações, quem são cada espécie, os insetos mais conhecidos e encontrados no Brasil, como nascem e se desenvolvem até a fase adulta, onde vivem, o que comem e a importância de cada um no meio ambiente. Além disso, o livro Entomologia em versos visa despertar o interesse infantil para a ciência associando informação, musicalidade e ilustrações.

“O mundo dos insetos é fascinante não só para as crianças, mas também para os adultos. Mas, em especial, as crianças observam, tentam entender suas relações com os meios, por exemplo, aquáticos e terrestres, com as plantas, com os outros animais e com o próprio ser humano. Os insetos são multicoloridos, voam, nadam, comem plantas, ajudam, degradam materiais, são venenosos, são polinizadores, fazem mel e outros produtos. E uma coisa fantástica, estão perto de nós, fazendo assim parte real das nossas realidades”, explica um dos autores das obras, professor Evaldo Martins Pires.

Para o docente, explicar ao público infantil conceitos da Entomologia é fundamental para esclarecer as interações dos insetos com outros organismos, fazendo com que eles desenvolvam um sentimento de respeito à natureza e um compromisso com sua preservação.

Os livros integram o projeto de extensão MT Ciência, que visa popularizar os conceitos científicos estreitando os laços entre a Universidade e a sociedade. A equipe de pesquisadores foi formada por professores de diferentes áreas, com o intuito de aprofundar o conhecimento técnico. Estiveram envolvidos na produção biólogos, agrônomos, engenheiros florestais, agrícolas, uma professora de psicologia e uma pedagoga. (*com assessoria)


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet