UFMT

Evento acontece dia 22 de setembro



mental

Jornada é aberta à comunidade acadêmica e sociedade em geral. Vai promover reflexão sobre questões relacionadas à saúde mental em diversos contextos da pandemia

A UFMT, por meio da Coordenação de Assistência Social e Saúde do Servidor (CASS), realiza no dia 22 de setembro, a jornada de saúde mental. A atividade, composta por três palestras, terá início às 14h e será realizada em ambiente virtual. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Confira como se inscrever em link ao final do texto.

Segundo a coordenadora de Assistência Social e Saúde do Servidor, Priscilla Baleroni Cajal, o objetivo da jornada, que é aberta à comunidade acadêmica e sociedade em geral, é promover reflexão sobre questões relacionadas à saúde mental em diversos contextos da pandemia. Ainda segundo a coordenadora, este é um espaço que a UFMT abre para proporcionar o diálogo, a informação e o conhecimento de temas relevantes, considerando o momento social.

"Hoje, mais do que nunca, com a pandemia posta, vivemos pressões de variadas naturezas, opressões, angústias, intolerâncias, violências de gênero, classes e etnias, estresses, uso de drogas e tantas outras, sem distinção de gêneros, classes sociais ou níveis de escolaridade", destaca Priscilla.

"Todos esses são estressores que podem levar ao adoecimento mental. Atualmente, o adoecimento mental é considerado o mal do século e pode afetar a sociedade como um todo, sem distinção de gêneros, classes sociais ou níveis de escolaridade, podendo levar a situações extremas como o suicídio. Acolher toda essa demanda e criar espaços para reflexões, para conhecimento, e quem sabe para proposições foi o que nos moveu a realizar a Jornada de Saúde Mental", acrescenta a Priscilla.

Programação

A primeira palestra, "Saúde mental em contextos indígenas", será proferida pelas professoras Alisseia Guimarães Lemes e Rosaline Rocha Lunardi, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), do Câmpus do Araguaia.  Na sequência, a psicológa e mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSi), fala sobre o impacto da tecnologia na saúde mental. As atividades serão encerradas pela professora Samira Reschetti Marcon, professora da Faculdade de Enfermagem (Faen) e líder do Núcleo de Estudos em Saúde Mental (NESM). A docente tratará da saúde mental dos profissionais em tempos de coronavírus.

A jornada dará certificação de oito horas aos participantes e conta com a realização da Gerência de Capacitação e Qualificação (GCQ) e apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH). (*com assessoria)

LINK PARA INSCRIÇÃO

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZy891INf5igRAK5AsLo1lQZYgeNB7nzeTAXh0eqiAsglVtQ/viewform


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet