SEMINÁRIO

Inscrições são gratuitas e estão abertas



Mural de Cerezo Barredo no Santuário dos Mártires, em Ribeirão Cascalheira (MT), que ilustra o material de divulgação do evento

Mato Grosso apresenta uma das maiores taxas de conflitos no campo. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2012 foram 23 conflitos e em 2013 foram 33 conflitos. Diante de um complexo cenário socioeconômico, o Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos da Universidade Federal de Mato Grosso (NERU-UFMT) reúne pesquisadores, movimentos sociais e profissionais de diferentes ruralidades para debater “O universo rural mato-grossense na sua diversidade: Interpretações, Práticas, Políticas e Conflitos Socioambientais”.

O seminário acontece entre os dias 9 e 12 dezembro, no Auditório da Economia e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Blog do NERU: http://neruufmt.blogspot.com.br/. Nesse mesmo endereço os interessados podem conferir a programação completa do evento.

Os números crescentes de conflitos rurais são expressivos de um contexto que deve ser amplamente discutido na Universidade e junto dos movimentos sociais. O objetivo do evento é debater e aprimorar as pesquisas sobre processos sociais de forma multidisciplinar e ainda oferecer espaço de discussão e articulação aos envolvidos movimentos sociais.

Os conflitos no campo são crescentes em MT

A programação contará com oito mesas redondas, em que expositores convidados apresentarão os temas: Territórios e Identidades: populações tradicionais, quilombolas e indígenas; Perspectivas e debates sobre os contextos rurais; a luta pelas terras ancestrais, saberes da população tradicional e a cultura popular; gênero, geração e políticas públicas dos contextos rurais.

Haverá uma Conferência de Abertura e três palestras.

Instituições envolvidas na organização do evento:

UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.
NERU – Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos.
PPGHis – Programa de Pós Graduação em História
Fapemat – Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso

(com assessoria)

Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet