FOTOGRAFIA

"Baianas Afetividade do Carnaval"



valéria del cueto

baianas

 

Está em cartaz na estação Paraíso da Linha 1-Azul do Metrô, em São Paulo, a exposição de fotos  “Baianas Afetividade do Carnaval". Permanece aberta até 31 de março para a visitação presencial. Mas, claro, tem opção para visita virtual. 

A iniciativa que contribui para manter o clima da maior festa popular brasileira, considerando que as festividades de Momo em tempos de pandemia andam reduzidíssimas. Essa é a orientação de instituições e profissionais que atuam no setor da saúde. 

A mostra fotográfica faz parte do projeto "Linha da Cultura" e apresenta os elementos que compõem o imagético de uma das figuras mais tradicionais do mundo carnavalesco. E as baianas são o destaque, já que sintetizam uma parte dos fundamentos das escolas de samba e do carnaval brasileiro.

valéria del cueto

baianas

 

Dos cuidados com a limpeza dos espaços, como a lavagem das quadras e da Sapucaí, passando pelo carinho no preparo dos alimentos, à composição de suas míticas indumentárias e adereços, para chegar ao giro mágico das componentes das magistrais alas das baianas, elas se fazem presente no cotidiano das agremiações do samba e são destaque no cortejo na passarela. 

Elementos obrigatórios nos desfiles carnavalescos, remetem à conexão com a ancestralidade. Quando surgem paramentadas, as tias nos fazem pensar que, enfim, é carnaval! 

A mostra, que ocupará até 31 de março no espaço cultural da estação Paraíso da Linha 1 Azul, tem curadoria de Cesar Frezzato. É composta por fotos de Valéria del Cueto, Vinicius Sarvegnini e do acervo Riotur. A exposição traz texto de Renato Dutra, com apoio de Priscila Wu. A realização é do perfil  @historiasdocarnaval e Linha da Cultura do Metrô de São Paulo. 

Valéria del Cueto, que tem fotos na mostra, vale frisar, é também jornalista e atua no audiovisual, além de fotógrafa. Vem colaborando com o tyrannus, praticamente, desde que o site surgiu. (*com assessoria)

vinicius sarvegnini

baianas

 

 

SERVIÇO: 

O QUE: Exposição “Baianas Afetividade do Carnaval", formato híbrido
PRESENCIAL ONDE: Estação Paraíso da Linha 1 Azul em São Paulo - SP
VIRTUAL ONDE: site do Metrô SP
LINK: https://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/359-linha-visuais/1117-baianas
QUANDO: de 22/02 até 31/03

valéria del cueto

baianas

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet