
O edital Movimentar (2021), da Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer - MT contemplou 300 projetos de diferentes segmentos da cultura, como medida emergencial diante da pandemia de covid 19. Nas artes visuais, Hermínio Nhantumbo, escultor, dançarino e percussionista moçambicano foi contemplado.
Atuante na capital desde 2018, com aulas de dança e apresentações musicais, o artista propôs a realização de uma galeria virtual com três salas de exposição. Duas para suas coleções e uma para artistas de Cuiabá ou Várzea Grande. A abertura da galeria vai acontecer em 10 de março com uma live para apresentação e bate-papo com os expositores.
Denominada Galeria Txopito, será a primeira galeria virtual na Baixada Cuiabana, com exposição de esculturas em madeira a partir de processo criativo com raízes nas culturas africana e cuiabana. A proposta pretende, também, proporcionar espaço para que o trabalho de outros artistas visuais seja visto.
A plataforma reunirá o resultado de diversas técnicas e trajetórias. Além de expostas, as obras estarão disponíveis para a comercialização. O projeto vai contribuir para promover uma fonte de renda com a venda online, para todos os envolvidos.
"Txopito é diminutivo da palavra Machope. Machope é uma etnia da qual faço parte, é do sul de Moçambique. Durante a minha infância, assim fui apelidado por meus amigos do bairro e vizinhos. Portanto, esta palavra me faz reviver minha infância através das minhas atuações no campo artístico", diz Nhantumbo. Ele salienta que a iniciativa também homenageia seus avós, vó Linda e vô Mabasso. "Seus ensinamentos me tomaram um artista que busca representar as nossas manifestações culturais. Galeria Txopito é um exemplo dos meus sonhos de promover a cultura dos povos.", diz Hermínio Nhantumbo.
Para expor em uma sala virtual na Galeria Txopito é preciso se inscrever pelo formulário de inscrição (acesso pelo link: forms.gle/Ndosbodbgq8NUboCA ), até dia 05 de março. Para se inscrever é necessário ter fotos de boa qualidade das obras e informar as dimensões, peso e descrição técnica. A divulgação dos selecionados será realizada até 05 de março na rede social da galeria virtual, @galeriatxopito. Os selecionados (as) terão suas obras expostas e espaço na loja online da galeria para vendê-las por 30 dias, contando a partir do dia da estreia da Galeria Txopito.
A equipe é formada pelo proponente Hermínio Nhantumbo e a artista e comunicadora Ana Carolina de Mello, responsável pela criação do site, conteúdo de foto e vídeo e produção do projeto. A dupla convida a comunidade cuiabana a participar da inscrição e acompanhar a estreia da Galeria Txopito com a live dos expositores, dia 10 de março, pelo canal do Youtube. (*com assessoria)
SERVIÇO
O QUE: inscrições para expor na Galeria Txopito
ONDE: no link forms.gle/Ndosbodbgq8NUboCA
QUANDO: até 5 de março
ABERTURA DA GALERIA: 10 de março
MAIS INFORMAÇÕES: Instagram: @galeriatxopito