EM POCONÉ

"Inter.in.venções" numa cidade pantaneira



pedro duarte

imagem 7

Dona Maria Lúcia contando o processo de feitura do tijolo de adobe

Germinado em dezembro de 2021, "Inter.in.venções" é um projeto que vai além de apenas uma oficina artística. É uma forma de inventar e intervir na cidade de Poconé, com as suas memórias históricas, passadas de uma geração à outra.

São histórias contadas por dona Maria Lúcia, integrante do Centro Comunitário Zé de Chico e presidente do bairro Areão, da cidade de Poconé-MT. Narrativas  contadas em um lugar muito especial, através do Projeto Sabá, uma outra iniciativa, também desenvolvida no município pantaneiro.

pedro duarte

imagem 3

Participante fazendo o processo de colagem do desenho no poste.

As histórias-memórias trocadas ali, entre dona Maria e as crianças, foram solo fértil para a criação e a "inter.in.venção" de pinturas sobre as mesmas que, depois, passaram a fazer parte de postes e áreas públicas dos arredores do bairro Areão, incorporando o ebook e o audiobook (links abaixo) que compõem o projeto.

O porquê do bairro receber esse nome, quais foram as primeiras casas e a primeira rua dali, as relações entre os moradores e a sapolândia (ou tanque da rua), e até como se constrói uma casa de adobe. Tudo isso foi história, que virou pintura e agora povoa, em formato de lambe-lambe, a cidade de Poconé.

pedro duarte

imagem 4

As crianças participantes da oficina apontando para o lambe-lambe de divulgação

A oficina foi realizada na sede e com a parceria do Projeto Sabá, idealizado pelo filho do sr. Sabá, o professor de geografia Flavio Aparecido. Nesse projeto, o objetivo é oportunizar vivências socioeducativas, culturais, artísticas e trocas de saberes entre voluntários – tanto brasileiros quanto não-nativos - e moradores do bairro Areão. Tudo isso focado, principalmente, nas crianças que moram ali.

A oficina que teve proponência do artista-biólogo Pedro Duarte, idealizada conjuntamente com a artista visual Carla Renck, também contou com a ajuda e apoio da professora de artes Livia Frias, da artista visual Thaisa Sedlmaier, da professora de inglês e francês, Elvire Nedelec, e da psicoterapeuta Thamires Aparecida. Além, claro, da contação de histórias da Dona Maria, das artes gráficas de João Alexandre Mello e do apoio do Projeto Sabá (saiba mais em http://projetosaba.org).

A ação foi contemplado pelo edital Movimentar Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso - Secel-MT. (*com assessoria)

pedro duarte

imagem 5

Participantes, orientadores e a contadora de histórias juntos no bairro Areão, em Poconé

 

SERVIÇO:

O ebook está disponível no link:
https://online.fliphtml5.com/jcazv/njqz/#p=1 

Possuindo, também, leitura com audiodescrição no link:
https://www.youtube.com/watch?v=ZF1StNggTvk&t=2105s  

OBSERVAÇÃO: se você não conseguir entrar direto pelo link do ebook acima, copie-o, abra uma outra janela e cole que vai dar certo

pedro duarte

imagem 6

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet