EXPOSIÇÃO COLETIVA

"Qual é a sua cruz?"



matheus de luca

cruz

A abertura da exposição foi bastante prestigiada

Permanece aberta para visitação, até 8 de maio, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) a exposição coletiva "Qual é a sua cruz?'. Reúne 79 cruzes elaboradas por 56 artistas do Centro-Oeste brasileiro. A mostra é uma iniciativa que envolve a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Museu de Arte Sacra de São Paulo e Ação Cultural. 

"Qual é a sua cruz?" tem a curadoria de Daisy Estrá e organização de Gervane de Paula, artista plástico e ativista cultura de MT. Daisy Estrá é diretora técnica do Ateliê de Artes e Ofícios, situado em São Paulo (SP), que leva seu nome. É especialista em análise e preservação de obras de arte e consultora na área de conservação e restauração.

catálogo do museu

cruz

Obras de Valques Pimenta, Gervane de Paula e Vitória Basaia

O acervo em cartaz resulta de projeto "Sofram Comigo, vamos dividir essa cruz", de Gervane de Paula que, enquanto criava suas próprias cruzes, decidiu convidar os demais expositores presentes na mostra, para participar e obteve respostas positivas. O visitante vai conhecer um conjunto de estilos e narrativas variadas.

A maior parte das cruzes expostas tem como suporte a madeira, trabalhada com cores expressivas. Na confecção foram utilizados diversos materiais inusitados como chifres, couro de boi, casco e ossos de animais, pedras, cerâmica, lata, borracha, tecido, plástico e tantos outros materiais, que formam uma complexa rede que exprime o universo simbólico de cada artista. 

Entre os artistas expositores estão: Adir Sodré, Babu 78, Benedito Nunes, Conceição Bugres, Clovis Irigaray, Dalva de Barros, Gervane de Paula, Humberto Espindola, João Sebastião, Waldomiro de Deus, Paulo Pires, entre outros nomes das artes plásticas da região.

matheus de luca

cruz

Visitantes têm a oportunidade de apreciar diferentes técnicas e narrativas

Construída com uma narrativa imagética, com a participação de 54 artistas do centro-oeste brasileiro, presenteia o público cuiabano com 79 cruzes diversificadas com técnicas mistas e suportes diversos, além de reunir artistas das gerações a partir da década de 1960 até os dias atuais, que transformaram essa exposição em um conjunto de obras da alta contemporaneidade da cena brasileira.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está localizado na rua Clóvis Hugney, praça do Seminário, nº 239 – Cuiabá. O Museu recebe visitação de quarta a domingo, das 9h às 17h. Mais Informações no endereço eletrônico https://linktr.ee/masmt. (*com informações de vários sites)

marcelino delmínio

cruz gervane miolo

Gervane de Paula,e a sua gruz em homenagem a Wladimir Dias-Pino

 

SERVIÇO

O QUE: exposição "Qual é a sua cruz?"
ONDE: Museu de Arte Sacra de MT
QUANDO: visitação de quarta a domingo, das 9h às 17h
CONTATOS: telefone (65) 3056-1373
MAIS INFORMAÇÕES: https://linktr.ee/masmt

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet