INSCRIÇÕES/EDITAL

10 propostas de produções audiovisuais



divulgação

edital miolo

Cada projeto selecionado receberá R$ 12 mil como subsídio para a produção do filme. Os documentários devem ter duração entre 12 e 14 minutos e apresentar temas provocantes, que contemplem a diversidade de olhares, linguagens e narrativas

Estão abertas as inscrições do “Edital de Curtas – Democracia, Deliberação e Educação Política”. O objetivo é estimular a conscientização sobre a importância da valorização da democracia.

Para estimular a conscientização sobre a importância da valorização da democracia, o Canal Futura lança o “Edital de Curtas – Democracia, Deliberação e Educação Política”, em parceria com as instituições Delibera Brasil e Politize!. O projeto vai selecionar 10 propostas de produções audiovisuais que abordem os temas sugeridos, apresentando um enfoque inovador, atual e de relevância para as juventudes brasileiras. Qualquer jovem acima de 18 anos pode participar — não há limite de idade — e as inscrições devem ser feitas entre o dia 8 de março e 1 de abril por meio do site do Futura e, em seguida, do envio da proposta do documentário com o preenchimento do formulário.

Cada projeto selecionado receberá R$ 12 mil como subsídio para a produção do filme. Os documentários devem ter duração entre 12 e 14 minutos e apresentar temas provocantes, que contemplem a diversidade de olhares, linguagens e narrativas com relevância contemporânea para o Brasil e para o mundo. Terão mais destaque diante da banca os projetos com temas que tenham sinergia com os eixos de atuação do Politize! e Delibera Brasil, como o diálogo plural e construção de consensos; empatia cidadã; protagonismo comunitário; cidadãs e cidadãos no centro dos processos de decisão política; transformação e incidência.

A ideia de fomentar um edital como esse em ano eleitoral reforça a importância da atuação dos jovens na causa política. “Estamos muito animadas com esse edital, não só por chamar a atenção para a ‘emergência democrática’ que enfrentamos, mas sobretudo por fazê-lo para e com a Juventude, que com sua força, empatia e visão de futuro será agente fundamental nesse ano político”, expressa Silvia Cervellini, cofundadora do Delibera Brasil.

E para Monalisa Ceolin, Coordenadora de projetos no núcleo de Conteúdos do Politize!, esse projeto trata-se de mais uma ferramenta para dar destaque a pauta da democracia nas juventudes. “Desde 2015, o Politize dedica-se a abordar o problema da baixa participação cidadã e desconhecimento político entre os jovens. Esses filmes são mais uma oportunidade para os jovens participarem do debate político e mostrarem a importância da democracia para a sua geração”, conclui.

Além do auxílio financeiro, os selecionados contarão ainda com o apoio do Futura para rodadas de mentoria antes da produção audiovisual. Após a conclusão e aprovação total do projeto, o Canal veiculará o documentário em sua programação, com o objetivo de fomentar o debate sobre participação política, contemplando também os demais pilares do Futura, como cultura, educação, sustentabilidade, cidadania, democracia.

“Estamos atravessando um período de extrema tensão geopolítica e de ameaças a regimes democráticos em todo o mundo. Ouvir o que os jovens têm a dizer sob a perspectiva de novas ideias, novos modelos de participação e busca por soluções na gestão de políticas públicas representa uma grande oportunidade para a sociedade brasileira. Estes documentários podem e devem ser utilizados em novas discussões e debates em escolas e ambientes de aprendizagem. Fazer isso ao lado de instituições como o Delibera Brasil e o Politize, que já atuam no campo com enorme eficácia, qualifica, e muito, nossa jornada colaborativa por um mundo consciente do valor da democracia”, diz José Brito, Gerente de Distribuição da Fundação Roberto Marinho e diretor do Canal Futura.

O público?alvo é livre (considerando, para tanto, a acepção de classificação etária indicativa do Ministério da Justiça). Para mais informações, consulte o edital no link disponibilizado logo abaixo. (*com assessoria)

 

SERVIÇO

O QUE: inscrições para o edital de Curtas – Democracia, Deliberação e Educação Política
PRAZO: até o dia primeiro de abril
PRÉ-REQUISITOS: jovens acima de 18 anos
LINK PARA O EDITAL: https://d1vs1x3ni0c692.cloudfront.net/wp-content/uploads/2022/03/Edital-Curtas-Democracia-Deliberacao-e-Educacao-Politica.pdf
LINK PARA INSCRIÇÕES: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7xsKdNWgtyI9xRGwmy94TchFRch7itm1TCg5Wf_0kQUJ7aw/viewform

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet