
Gilberto Mendes: compositor, professor universitário e autor de livros e artigos sobre música
O grupo de pesquisa CNPq/UFMT ContemporArte divulga para a próxima semana a realização do Congresso "Gilberto Mendes e se Rizoma", que vai acontecer entre 26 e 29 de abril, em formato totalmente online. Previamente a organização do evento já havia efetuado a chamada de resumos expandidos para alunos de pós-graduação, professores, artistas e pesquisadores.
Em 2022 celebra-se o centenário de nascimento de Gilberto Mendes (1922-2016), e o grupo de pesquisa ContemporArte organizou o congresso em sua homenagem. Os textos em pautas foram selecionados considerando a necessidade de que discutam a obra de Gilberto Mendes nos mais variados aspectos: as mediações culturais a partir de suas composições; conexões de sua obra com a literatura, o cinema, o teatro e outras artes; a performance e questões interpretativas relativas às suas composições; análises interdisciplinares de sua obra usando as mais diversas ferramentas analíticas; a questão política em suas composições; as reverberações de sua obra na música de concerto etc.
Além de dois eixos focados na obra de Gilberto Mendes, o Congresso releva também dois eixos nos quais serão discutidas pesquisas sobre arte contemporânea, que é o foco do nosso grupo de pesquisa ComtemporArte, especialmente questões de gênero, ou que envolvam aspectos de decolonialidade, dentro de uma perspectiva de pesquisa artística.
O congresso vai reunir apresentações artísticas de obras de Gilberto Mendes e trabalhos concluídos ou em andamento sobre Gilberto Mendes ou que se encaixem no âmbito do grupo de pesquisa ContemporArte, conforme descrito nos quatro eixos. Também serão aceitas submissões para a sessão de apresentações artísticas, e teremos o lançamento de um e-book dedicado à Gilberto Mendes.
Gilberto Mendes
Gilberto Ambrósio Garcia Mendes nasceu em 1922 na cidade de Santos (SP), o mesmo local onde faleceu em 2016. É uma celebridade para estudiosos de uma música que não chega ao grande público, mas que é de vital importância para a música contemporânea brasileira de vanguarda.
Ganhador de inúmeros prêmios, Gilberto foi compositor, professor universitário e autor de livros e artigos sobre música. Ele foi um pioneiro em música aleatória e música concreta no Brasil, e signatário do Manifesto Música Nova de 1963. Sua obra mais famosa é certamente o Moteto em Ré Menor (1967), mais conhecido como Beba Coca Cola, para vozes corais e poema de Décio Pignatari, em que fica explícita a sua diversidade do material sonoro e pelo emprego do humor e da crítica social.
Programação
Mais informações e a programação completa do evento podem ser conferidas no link www.even3.com.br/congressogilbertomendeseseurizoma2022/ . O Congresso será transmitido através do canal do youtube do PPGECCO UFMT. (com assessoria e wikipédia)
OBSERVAÇÃO: caso não consiga entrar no link acima, copie-o e abra-o numa nova janela