NATALINO MENDES

Filme contemplado pela lei Aldir Blanc



nat

Imagem do documentário de 36´, dirigido por Leonardo Sant´Ana

Recordações e histórias em torno do poeta, jornalista, historiador e memorialista cacerense Natalino Ferreira Mendes (1924-2011) são apresentadas do documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” (MT. 2021, 36’), dirigido por Leonardo Sant’Ana, que terá exibição presencial no Cine Teatro Cuiabá nesta terça-feira, 26 de abril, a partir das 19h30. A sessão integra o projeto “Encontros com Cinema” e a agenda de comemorações dos 80 anos da abertura do Cine Teatro Cuiabá (inaugurado em 23 de maio de 1942). Uma performance musical do pianista Arthur Scharneski precede a exibição do filme. Classificação indicativa livre. Entrada gratuita. A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá. 

O documentário é produzido pela Terra do Sol Filmes e faz parte de projeto contemplado no Edital Mestres da Cultura, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT) no contexto da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso. Além do documentário, o projeto possibilitou a publicação, em dois volumes, pela Editora Carlini & Caniato, da obra “Fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória” (2021), bem como o desenvolvimento, por Umberto Magalhães, do site www.natalinoferreiramendes.com.br, onde pode ser acessado o conjunto da obra de Natalino Ferreira Mendes, com downloads gratuitos, além de outros materiais que compõem a trajetória pessoal e profissional do Professor Natalino, como era carinhosamente conhecido o homenageado no Edital Mestres da Cultura. 

De acordo com Olga Maria Castrillon Mendes, filha de Natalino Ferreira Mendes e produtora executiva do projeto, “o incentivo público trouxe a oportunidade de concretização de uma ideia que tomou forma com apoio de professores das Escolas Públicas, da UNEMAT e dos companheiros da Academia Mato-Grossense de Letras e dos Institutos Históricos de Cuiabá e de Cáceres, instituições das quais o homenageado fez parte, tanto como associado como incentivador”. O documentário teve lançamento oficial em Cáceres, no mês de fevereiro, no Cine Xin, um dos poucos cinemas de rua ainda em funcionamento em Mato Grosso. “Agora temos a alegria de projetar o filme no Cine Teatro Cuiabá, que abre suas portas à comunidade cuiabana e aos cacerenses que residem na capital nessa parceria em prol da difusão do documentário e da memória de Natalino Ferreira Mendes”, complementa Olga Maria.  

A exibição de “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” é realizada em parceria entre Cine Teatro Cuiabá, Academia Mato-grossense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, SECEL/Governo do Estado de Mato Grosso, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal. (*com assessoria)

 

SERVIÇO

O QUE: exibição do documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” 
QUANDO: 26 de abril (terça-feira), 19h30
ONDE: Cine Teatro Cuiabá
QUANTO: grátis


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet