PRIMAVERA DO LESTE

Iniciativa do IFMT



raul lázaro

literamato

Os alunos do IFMT de Primavera do Leste lotaram o auditório onde foi realizado o evento

O terceiro encontro literário do projeto Literamato II reuniu as escritoras Luciene Carvalho, Marli Walker e Stéfanie Sande com os alunos do IFMT de Primavera do Leste aconteceu na última quarta-feira (8). O “Mulheres com a palavra", organizado por professores dos Institutos Federais sob a coordenação da professora doutora Walnice Vilalva, tem o objetivo de interiorizar a literatura produzida em Mato Grosso. 

Em sua segunda edição, o Literamato II já distribuiu dez mil livros nas escolas públicas de Mato Grosso. O lançamento do projeto ocorreu em Cuiabá, na Casa Barão de Melgaço, com encontros realizados, até o momento, em Tangará da Serra, Cáceres e Primavera do Leste. Neste terceiro encontro, as obras discutidas foram: “Na pele”, de Luciene Carvalho, “Jardim dos ossos”, de Marli Walker e “Virgínia”, de Stéfanie Sande.

Autora de doze livros, imortal Academia Mato-Grossense de Letras e referência do encontro entre poesia e hip-hop, Luciene Carvalho considera o “Mulheres com a palavra” um marco. "Ontem eu vi três escritoras conversando com adolescentes, cada uma com sua jornada na voz. Nós estamos falando de uma conexão com uma cidade que é tão próxima, mas ao mesmo tão distante. Então, eu penso que essas escritoras realizaram uma jornada muito própria de ir conversar com um Mato Grosso novo. Eu vi o anseio por contato, eu vi o respeito pela diferença e eu vi uma plateia se transformando pela literatura. Foi um momento ímpar. Foi uma celebração. Foi história se fazendo”.

Autora de cinco obras, também imortal da Academia Mato-Grossense de Letras e também professora do Instituto Federal em Cuiabá, Marli Walker comentou que o evento foi uma das experiências mais interessantes e intensas que viveu como escritora. "Eu sabia que os alunos que estavam ali tinham lido nossas obras. Então, é uma experiência muito distinta de um evento generalizado. A maioria pergunta coisas do escritor, curiosidades, coisas assim. Neste evento, foi um momento em que se observou realmente um contato do leitor com a obra. Foi uma experiência intensa, profunda e muito diferente do que eu já tinha vivido".

A escritora e jornalista Stéfanie Sande, a caçula do trio, autora de três obras e doutoranda em escrita criativa pela PUCRS, ressaltou a importância de um projeto como o Literamato II.  “Este é o segundo evento que participo pelo Literamato II. O primeiro foi em Tangará da Serra. É difícil descrever a sensação de ter a obra lida por tantas pessoas e, mais que isso, ter acesso a esses olhares. No evento, eu ouvi uma interpretação sobre a trama de ‘Virgínia' que nem eu tinha pensado sobre. Achei sensacional. É uma obra que não é mais só minha. É minha, dos alunos, dos professores e de todo mundo que leu. Dá a sensação de ciclo completo . Toda aquela agonia do ‘será que eu vou conseguir ser escritora’ se transforma em algo muito especial nesse contato com leitores. Vira conexão. É uma paz de espírito, mas sempre em movimento, sempre querendo mais”.

O projeto Literamato II selecionou dez títulos para distribuição gratuita nas escolas públicas do estado. São eles: “Na pele”, de Luciene Carvalho, “Virgínia”, de Stéfanie Sande, “Inclassificáveis”, de Eduardo Mahon, “Festa”, de Aclyse de Matos, “Já não podem ser amanhã”, de Ângela Coradini, “Fantasma da Vila Maria”, de Agnaldo Rodrigues, “Acordes para uma menina cantar”, de Marilza Ribeiro, “Aldrava”, de Edson Flávio Santos, “Jardim dos ossos”, Marli Walker e “O segredo de Marguerite”, de Luck P. Mamute. Além da professora Walnice, a equipe organizadora do encontro literário de Primavera do Leste também foi composta pelos professores Tayza Codina, Rosane Abreu, Michelle Devides, Michael Sousa, Hugo Senhorini e Rogério Martins. (*com assessoria)

raul lázaro

literamato

As escritoras Marli Walker, Stéfanie Sande e Luciene Carvalho estavam presentes


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet