UFMT

Obras foram organizadas por professores



ebook miolo

 

Fruto do I Encontro Internacional de Pesquisa em Arte, Mídias e Tecnologias (ConteMidi) da UFMT, os E-books, "Pesquisa em Arte, mídias e tecnologias: textos selecionados" e "Pesquisa em Arte, mídias e tecnologias: ampliando fronteiras" propõem reflexões e discutem sobre artes contemporâneas, mídia, tecnologia e ressignificações sócio-culturais. As obras foram organizadas por professores da UFMT, e estão disponíveis gratuitamente para acesso nos links ao final deste texto..

A professora Rita de Cássia Domingues dos Santos, líder do grupo ContemporArte, da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), conta que o ConteMidi aconteceu no contexto do isolamento social, devido à pandemia do Covid-19, situação que para ela instigou artistas a produzirem e divulgarem suas artes, reinventando e usando cada vez mais tecnologias para isso.

“Foi imbuído dessa e outras inquietações, quanto à transformação das linguagens artísticas por meio da expansão de suas possibilidades técnicas e temáticas, da multiplicação de seus formatos e da potencialização e diversificação de seus modos de difusão em diferentes mídias que realizamos o evento”, explica a professora, complementando que o ConteMidi é uma realização dos grupos de pesquisa da FCA, o ContemporArte, e o de Criação, Análise e Performance Musical com Suporte Computacional (Muscom).

Com a participação de estudantes, professores e pesquisadores do tema, a professora destaca a grandiosa participação do professor  Paulo C. Chagas, da Universidade da Califórnia, Riverside, Estados Unidos da América, considerado um dos maiores especialistas na atualidade em música eletroacústica e digital.

ebook miolo

 

“Esse grande profissional nos agraciou com a palestra de abertura, e também com um capítulo no primeiro E-book. Quanto às publicações, seguimos a mesma estrutura do ConteMidi, que foi dividido em quatro eixos: eixo 1 Questões decoloniais e de gênero; 2) Pesquisa artística: criação artística interativa, tecnologias e interdisciplinaridade; 3) Poéticas contemporâneas e suas interfaces com a comunicação, cultura e outras mídias; e 4) Ferramentas e abordagens de análise de obras artísticas”, ressalta.

Um tema e múltiplas abordagens 

Devido à diversidade de assuntos e discussões, os e-books tiveram tempos de preparação diferenciados. De acordo com a professora, o primeiro volume foi publicado em 2021, e o segundo saiu este ano.

Divididos em 12 capítulos, Pesquisa em Arte, mídias e tecnologias: textos selecionados, leva a organização de Rita de Cássia Domingues dos Santos, Maristela Carneiro e Danilo Rossetti. Já o E-book, Pesquisa em Arte, Mídias e Tecnologia: ampliando fronteiras está dividido em 15 capítulos, e é organizado por Bibiana Bragagnolo, Eduardo Santos, Maristela Carneiro e Simone Miranda.

Rita de Cássia Domingues dos Santos analisa que houve uma grande abrangência para produção desses livros pós ConteMidi, e que toda esta mobilização foi muito positiva. “Estes dois e-books serão muito consultados e vão fomentar novas pesquisas. Ainda temos outras discussões envolvendo arte e tecnologia que não foram abordadas, e por isso queremos continuar com o evento em outros anos, como 2023 e 2024”, finaliza.

As obras foram financiadas com recursos do Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  Apoio da equipe da Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO) da UFMT, e de professores, técnicos e alunos do Departamento de Artes da mesma Instituição, e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). (*texto reproduzido do site da UFMT)

 

Confira os E-books nos links

https://sseditora.com.br/ebooks/pesquisa-em-arte-midias-e-tecnologia-textos-selecionados/

https://sseditora.com.br/ebooks/pesquisa-em-arte-midias-e-tecnologia-ampliando-fronteiras/

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet