SESC ARSENAL

Exposição "Ser Mato-grossense"



arsenal 5

Esculturas em lata, do artista Benedito Nunes

Está em cartaz na Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal a exposição "Ser Mato-grossense". Reúne peças em multilinguagens artísticas que representam e/ou retratam a história e a cultura de Mato Grosso. São pinturas, artesanatos, esculturas, mobiliários, livros e fotografias, produzidos em diferentes épocas, que compõe o acervo interno do Sesc Mato Grosso. 

A mostra apresenta parte da história dos fazeres artísticos de povos tradicionais mato-grossenses e da população que escolheu o estado para viver. Assim, estão presentes na exposição trabalhos que vão de patrimônios históricos a produções contemporâneas. 

arsenal 4

Bonecas em cerâmica indígena de Marcelo, etnia Iny

Para esta mostra, o percurso expositivo foi dividido em duas partes sendo, um lado com obras históricas e que representam manifestações culturais tradicionais, e o outro, com obras contemporâneas.  

Para a ala de manifestações tradicionais, foram selecionadas produções artísticas que se relacionam com os rios e que nascem dos saberes dos povos originários, dentre elas, uma Canoa, peça que em Mato Grosso pode vir de identidade pantaneira, ribeirinha ou indígena. A Canoa é produzida a partir de uma peça única de madeira esculpida para dar forma ao elemento que serve para pesca e transporte desses povos pela bacia fluvial. 

arsenal 3

O rasqueado pelo artesanato em argila de Clinio Moura

Já na ala das artes plásticas contemporâneas produzidas por artistas mato-grossenses, e moradores do estado, grande parte das obras retratam a fauna e flora regional com composições que mesclam elementos naturais e da cultura popular. Eles evidenciam movimentos tradicionais e cotidianos que apresentam para o público a diversidade da região que tem o encontro de vários povos originários e imigrantes, e a presença de três biomas: Cerrado, Pantanal e Amazônia. 

Em comemoração ao dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto, data escolhida para homenagear o centenário do historiador e jornalista, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Iphan em 1937, o Sesc Arsenal oferece esta exposição ao público apresentando diversificados fazeres que compõe a cultura do estado, como um incentivo as produções artísticas e culturais de Mato Grosso. 

arsenal 2

Máscaras do bloco Caretas de Carnaval, de Guiratinga (MT), técnica mista

A abertura da mostra, que aconteceu na semana passada (7), contou com apresentações artísticas e também foi oferecida uma oficina de pintura em tela.

A artista Paty Wolff concluiu a pintura de um painel no hall de entrada do Sesc Arsenal, da rua 13 de junho, no qual ela retratou, com seu estilo contemporâneo, elementos importantes da cultura e história do estado de Mato Grosso. O mural é revestido de placas de papelão nas quais a artista pinta e esculpi formas e figuras. O painel se caracteriza como uma obra site specific  (sítio específico),  por ser uma obra criada de acordo com o ambiente e com um espaço determinado, sendo uma instalação que busca aproximar os visitantes das obras de artes visuais apresentadas na exposição. Uma apresentação de Siriri do  Grupo Flor de Atalaia também valorizou a abertura da mostra.

A exposição "Ser Mato-grossense" pode ser visitada gratuitamente de terça a sábado, das 14h às 21h, domingo das 14h às 20h. Permanece em cartaz até o dia sete de agosto. (*com assessoria)

arsenal 1

Trabalho têxtil de Gilmar Xavier

 

SERVIÇO

O QUE: exposição "Ser Mato-grossense", com peças em várias técnicas, de muitos artistas
QUANDO: até o dia 7 de agosto
ONDE: Sesc Arsenal, na Galeria de Artes Visuais
QUANTO: entrada franca
VISITAÇÃO: de terça a sábado, das 14h às 21h, domingo das 14h às 20h

arsenal 6

"Piranhas", acrílico sobre tela de Júlio Cesar


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet