GRUPO TIBANARÉ

Encenação para gentes miúdas e grandes



bruna obadowski

os dois

Um espetáculo que vem provocando grande interação há 15 anos

O Grupo de Teatro Tibanaré comemora os 15 anos  do espetáculo "Palhaçando" com apresentações gratuitas em três praças cuiabanas. A primeira encenação já ocorreu, na quarta-feira (13), na Praça Cultural do Pedra 90. Mas neste no sábado (16) e no domingo (17), o espetáculo volta à cena, respectivamente, no Parque das Águas e no Parque Tia Nair. A iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2021 e conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultural, Esporte e Lazer de Cuiabá.

O Tibanaré foi criado em 2006 e o espetáculo Palhaçando foi um dos primeiros trabalhos de experimentação do coletivo, estreando em 2007 e se mantendo até hoje no repertório. Neste trabalho,  o Tibanaré investigou pela primeira vez linguagens artísticas hibridas, utilizando técnicas do teatro, da dança, da manifestação popular e do circo à serviço do palhaço, se baseando no corpo, na improvisação, na interação e no impacto visual com os objetos de cena. 

O grupo já se apresentou nos mais diversos espaços (comunidades ribeirinhas, ônibus coletivo, varanda de bar, becos e ruelas, entre outros espaços) em mais de 50 municípios de  Mato Grosso, além de festivais de teatro e circo e programações para infância e juventude em nível nacional. Os números são expressivos: 15 anos de história, mais de 500 apresentações e uma média de 25 mil pessoas alcançadas.

"Palhaçando" traz em cena dois palhaços que seguem um roteiro de gags leves e que priorizam a relação com o público, seguindo o lema de que “brincar é urgente”, possibilitando que crianças e adultos construam o espetáculo como uma grande brincadeira junto com os artistas, o que o torna único, espontâneo, interativo e acessível como linguagem artística.

bruna obadowski

vini

Vini Hoffmann é Flan

O espetáculo teve consultoria em palhaçaria com Ricardo Puccetti (Lume Teatro/SP), trilha sonora original do Grupo Monofoliar (MT) e criação colaborativa dos integrantes do Grupo Tibanaré (MT). Conta as peripécias de dois palhaços bagunceiros que, com sua imaginação, entram num universo lúdico que remete a coisas que voam no céu e no espaço, como foguetes, aviões, astronautas, pipa... eles querem voar e contam com a interação do público para ajudá-los nesta missão, envolvendo o público numa grande brincadeira bagunçada, cheia de bugigangas e gambiarras.

Palhaçando não tem uma história linear, tem um roteiro central que se alimenta através do jogo estabelecido pelos dois palhaço em cena: Drinco (Jefferson Jarcem) e Flan (Vini Hoffmann), que usam técnicas tradicionais e contemporâneas da palhaçaria para levar uma obra dinâmica que convida o público a se aventurar pelas cenas, em que a imaginação dos palhaços se encontram com a dos espectadores para criar este universo cheio de ludicidade e diversão, possibilitando uma experiência cênica que traz as memórias da infância. Assim, os momentos estabelecidos pelos palhaços, trazem aspectos reconhecidos em diversas culturas e que podem ser vivenciadas por múltiplas pessoas – O desejo de ser astronauta, de construir uma pipa gigante e de voar, das crendices sobre fantasmas, o fascínio de se divertir brincando, de guerra de travesseiros, acreditando ser incrível vivenciar uma chuva de aviões e brincar como se não houvesse amanhã. A cada apresentação, "Palhaçando" se alimenta através das alegrias do encontro.

bruna obadowski

jeferson

Jefferson Jarcem é Drinco


FICHA TÉCNICA:

Concepção e direção geral: Jefferson Jarcem
Palhaços: Jefferson Jarcem e Vini Hoffmann
Assistente cenográfica: Fernanda Gandes
Sonoplastia e Iluminação: Bruno Botelho/Ana Carolina
Trilha sonora: Estela Ceregatti e Jhon Stuart
Figurino: Joana Rezende e Luiz Pita
Produção: Fernanda Gandes

(*com assessoria)


SERVIÇO

O QUE: espetáculo "Palhaçando", com o Grupo Tibanaré
CLASSIFICAÇÃO: livre
DURAÇÃO: 40 minutos
QUANDO: dias 16 e 17 de julho
ONDE: Parque das Águas, às 20h30 (Avenida Hermina Torquarto da Silva - Centro Político Administrativo), sábado (16); e Parque Tia Nair, às 19h30 (Avenida. Itália, s/n.°, Jardim Itália), domingo (17)

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet