JULHO DAS PRETAS

Programação extensa até o final do mês



karen malagoli

luciene miolo

A poeta performática Luciene Carvalho dá o seu recado no dia 25

O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune/MT) está promovendo neste mês o Julho das Pretas. Com uma extensa programação, que já começou, a iniciativa remete ao 25 de julho, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e também data que marca o  Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. A maior parte das atividades é na casa delas, o Centro Cultural Casa das Pretas.

Nesta terça-feira (19) acontece uma das palestras do projeto “Pretas em Movimento”, a partir das 19h (MT), em formato híbrido - presencial na Casa das Pretas, com transmissão ao vivo no perfil do Imune no Instagram (@imunemt). Aghata Ferreira é a palestrante, com mediação de Tereza de Jesus Costa.

O “Pretas em Movimento” é um ciclo de palestras que se realiza por meio de projeto realizado por convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT). Essa ação será contínua e a previsão é que se estenda até o mês de dezembro.

 

m. claudia reis

pretas

Antonieta Costa, presidenta do Imune/MT

Julho das Pretas acontece também através de iniciativas próprias do Imune, e de outras parcerias - a exemplo do apoio recebido pela ONU Mulheres -, além de ações voluntárias. Toda a sua programação tem um viés político, voltado para mudanças estruturais na sociedade, significando uma agenda propositiva envolvendo as mulheres negras do Brasil nas diversas esferas da sociedade.

Criada em 2013, pelo Odara Instituto da Mulher Negra, a iniciativa está na 10ª edição e tem seu foco em temas importantes, relacionados com a superação das desigualdades de gênero e raça.

Oficina de xequerê e tambor

Uma das atividades que já começou e vai se estender até agosto, é a Oficina de Xequerê e de Tambor, conduzida pela musicista Josi Crispim, acompanhada por Mário Ferraz. A oficina é gratuita, aberta ao público em geral e acontece sempre às segundas-feiras das 19 às 21h. Para participar da oficina acesse o link para inscrição, ao final desta matéria.

Outras atividades

Nos próximos sábados, dias 23 e 30, das 9 às 11h, a programação direciona-se para o reconhecimento da identidade negra. Uma atividade especial vai enfatizar a beleza dos cabelos, com realização de uma Oficina de Penteados e Turbantes, com Amarantha Tatys. São 10 vagas. Haverá também Oficina de Trança Afro.

No Dia da Mulher Negra, a celebração ficará por conta da interpretação da poeta Luciene Carvalho, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras. O evento ‘Poesia no Ar’ será dia 25, às 19h, na Casa das Pretas, com entrada gratuita.

Fechando o Julho das Pretas, será lançado o boletim "Voz Imune", desenvolvido em parceria com a ONU Mulheres.

A presidenta do Imune, Antonieta Costa, mais conhecida como Nieta, destaca o sucesso que a iniciativa já alcança, considerando a forte presença do público em geral, inclusive, com participação de crianças. "Nosso objetivo é mostrar para a comunidade o quanto de riqueza cultural nós temos dentro de nosso espaço, a Casa das Pretas.”

Nieta também registra que as atividades da Casa das Pretas não se resumem ao Julho das Pretas, frisando que o centro cultural desenvolve atividades o ano todo. “A gente não para no Julho das Pretas, porque a gente não é um grupo de datas comemorativas, nós somos um grupo que quer mexer nas estruturas políticas da sociedade”, concluiu.

A Casa das Pretas fica situada na Praça Conde de Azambuja, nº 25, na Mandioca - Centro Histórico de Cuiabá. Para saber das programações do Centro Cultural, siga no Instagram @casadaspretasmt. (com informações do site https://www.leiagora.com.br/ )

 

Link para inscrição na Oficina de Xequerê e Tambor 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaSjd9v6OdKnfr__Y5dt5XpzwGvYPK0JTrAMu0dUivVB8DWw/viewform


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet