"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso."
"As mentiras sempre foram consideradas instrumentos necessários e legítimos, não somente do ofício do político ou do demagogo, mas também do estadista."
"O novo sempre aparece contra esmagadoras chances estatísticas e suas probabilidades, que, para todos os efeitos práticos, todos os dias equivale a certeza; o novo, portanto, sempre aparece sob o disfarce de um milagre."
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
"A escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal; é antes a instituição que se interpõe entre o mundo e o domínio privado do lar."
"Quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ele ceda ao mal. Uma indicação de tal superficialidade é o uso de clichês."
"Estar em solidão significa estar consigo mesmo; e, portanto, o ato de pensar, embora possa ser a mais solitária das atividades, nunca é realizado inteiramente sem um parceiro e sem companhia."
"A educação é onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo."
"O objetivo da educação totalitária nunca foi incutir convicções, mas destruir a capacidade de formar alguma."
"Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança."
"Em nome de interesses pessoais, muitos abdicam do pensamento crítico, engolem abusos e sorriem para quem desprezam. Abdicar de pensar também é crime."
"Uma existência vivida inteiramente em público, na presença de outros, torna-se, como diríamos, superficial."
"Uma vida sem pensamento é totalmente possível, mas ela fracassa em fazer desabrochar sua própria essência – ela não é apenas sem sentido; ela não é totalmente viva. Homens que não pensam são como sonâmbulos."
"O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido."
"Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história."
"A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos."
*Frases reproduzidas do site https://www.pensador.com/

Hannah Arendt (1906-1975) foi uma filósofa e teórica política contemporânea. Judia nascida na Alemanha, faleceu nos EUA. Arendt vivenciou os horrores da perseguição nazista, o que motivou a sua pesquisa sobre o fenômeno do totalitarismo. Suas principais obras são "As Origens do Totalitarismo", "Eichmann em Jerusalém", "Entre o Passado e o futuro" e "A Condição Humana". Também atuou como jornalista e professora universitária