Segunda, 06 de setembro de 2021, 14h24
IFMT
Ensino e pandemia como tema

TĂșlio Paniago*

ava elisa miolo

Ana Elisa já publicou vários livros literários e técnicos. É formada em Letras na UFMG, onde também fez mestrado e doutorado

A 3ª edição do Simpósio de Ensino de Língua Portuguesa/Literatura (SELP) acontece nesta semana, nos dias 9 e 10 de setembro, pela primeira vez em sistema remoto por conta da pandemia. Sob o tema “Ensino e pandemia: linguagens, desafios e possibilidades”, o evento reúne pesquisadores das áreas de Língua, Linguagens, Literatura e Cultura em um diálogo teórico-pedagógico em tempos de crise sanitária. 

A programação é aberta ao público pelo canal do YouTube do IFMT (https://youtube.com/IFMTcuiaba) e garante certificado de 20 horas extensiva a todos os participantes, a ser emitido no site https://eventos.ifmt.edu.br/ após sua finalização.

Um dos destaques desta edição é a conferência de encerramento, intitulada “Tecnologias digitais e escola: travessia e resistências”, que será ministrada pela escritora e professora Dra. Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG), no dia 10 de setembro, das 15 às 17 horas. 

O evento virtual também prevê mesas redondas, performances culturais e apresentações de pesquisas acadêmicas de diferentes Grupos de Trabalho (GT). A programação completa pode ser consultada em https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/78/IIISELP/. 

O SELP conta com a participação dos dois Programas de Mestrado oferecidos pelo IFMT: Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Em suas duas edições anteriores (2017 e 2019), o evento reuniu palestrantes em níveis nacional e internacional.

Tecnologias digitais e escola: travessia e resistências

Ana Elisa Ribeiro é a convidada especial desta edição. A professora e escritora apresentará a conferência “Tecnologias digitais e escola: travessia e resistências”. Ela divide seu tempo entre a vida acadêmica e a escrita literária. “Adoraria me aposentar no tempo justo e passar a trabalhar seletivamente, produzindo muito mais literatura e ensaio, mas a cada governo que se sucede, no Brasil, meu sonho fica mais distante. O jeito, então, é ir fazendo na marra mesmo”, comenta.

Embora concilie as duas atividades, ela admite que uma delas lhe ocupa mais. “Minha atividade principal, aquela que declaro à Receita Federal e que paga todos os meus boletos, além de tomar imensa parte do meu tempo, é a de professora”, conclui a pesquisadora mineira.  

Ana Elisa já publicou vários livros literários e técnicos. Formou-se em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais, onde também fez mestrado em Estudos Linguísticos (cognição, linguagem e cultura) e doutorado em Linguística Aplicada (linguagem e tecnologia).

Atua nos ensinos superior e médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o CEFET-MG, centenária e prestigiosa instituição de ensino. É professora efetiva na sede, em Belo Horizonte, desde 2006, onde ajudou a fundar o curso de Letras (bacharelado em Tecnologias da Edição) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado). Ela dá aulas e orienta pessoas no mestrado e no doutorado nas linhas de educação e edição.  (*da assessoria)

 

SERVIÇO

O QUE: Simpósio de Ensino de Língua Portuguesa/Literatura (SELP) 
QUANDO: dias 9 e 10 de setembro
ONDE: canal do youtube do IFMT
LINK: https://youtube.com/IFMTcuiaba
PROGRAMAÇÃO: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/78/IIISELP/

 

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/