Segunda, 29 de novembro de 2021, 20h13
LANÇAMENTO/LIVRO
De Nina Ricci e Daniela Monteiro

Redação*

casa

Nina Ricci, autora

Em quarentena, uma criança está isolada em seu quarto por conta de uma estranha doença que circula lá fora. Num tropeço inexplicável ela entra pelo buraco da fechadura dando início a uma incrível aventura pelas mais diferentes casas com realidades que ela jamais poderia imaginar.

Este é o fio condutor que vai levar leitores pequenos e grandes a uma viagem inusitada pelas páginas do livro Casa Coração, da escritora e artista Nina Ricci (Entrelinhas Editora). Com ilustrações em aquarela feitas pela artista e bióloga Daniela Monteiro, Casa Coração chega em um momento muito importante para o fortalecimento da leitura no país. O lançamento acontece no dia 4 de dezembro, às 19 horas, no Teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá, com uma apresentação artística das autoras.

Através de uma linguagem rica e poética, a cuiabana Nina Ricci convida o leitor de Casa Coração a dar as mãos e seguir viagem com Eli, protagonista da trama, através de vários buracos de fechaduras que a levarão a lares onde, em singular experiência, vivenciará realidades bem diferentes da sua.

“Estou encantada com Nina e Dani. Duas jovens que surpreendem pelo talento singular. Nina para os textos literários e Dani com sensibilidade extremada para a ilustração de narrativas visuais infanto-juvenis”, declara a Maria Teresa Carrión Carracedo, editora que apresenta estas jovens aos leitores.

“O que vale mais”, estimula a pensar o leitor, “a chave ou o chaveiro?”. “Como pode existir uma casa sem fechaduras? Sem portas? Sem paredes? Afinal, o que leva a criança Eli de um canto a outro? Será possível voltar ao seu próprio lar? Será que existe um lugar que é perfeito para nós?”.

De acordo com Nina, o convite para esta viagem está feito e Eli está pronta para levar consigo nessa viagem, aqueles que se permitirem mergulhar em um mundo de imaginação. “Eu digo que essa história tem vida própria, ela quis vir ao mundo e tinha que ser já! Então acredito que ela quer encontrar pessoas pequenas ou grandes que estejam em busca do seu próprio lar”, diz a autora.

 

Autora e ilustradora – Quando duas piscianas se encontram

 

Contam que a parceria entre elas surgiu da amizade de anos atrás, tendo a arte e a cultura como pano de fundo. Aos 26 anos, a cuiabana Nina Ricci, que é formada em Artes Cênicas pela Universidade

casa miolo

 

de São Paulo (USP), em São Paulo, onde mora e trabalha. Diz que os sentimentos que firmaram esse reencontro com Dani foram, além da sintonia, o respeito, a escuta e a confiança. “Dani sempre permitiu reconhecer como é muito mais prazeroso e leve receber apoio e respeitar os espaços de criação de cada uma. Desde o início ela me provocava com perguntas que eu nem pensaria sobre a história, como os cheiros, as texturas que eu imaginava... quando ela me mostrou os primeiros esboços de Eli, a criança protagonista, foi incrível! Sem combinarmos eu tinha certeza que ela era exatamente daquele jeitinho!

Bióloga por formação, casada e mãe de Clara, Davis e Elis, a artista Dani Monteiro, também é cuiabana e tem 35 anos. Relata que quando se conheceram, Nina era bem mais jovem, e “já naquela época, gritava ao mundo com seu potencial criativo a que viera”. O tempo passou, ambas seguiram seus caminhos, que por vezes se cruzaram em rápidos e nutritivos encontros. “Quando recebi o convite de seguir com Nina nessa jornada, meu pensamento voou em direção ao passarinho contador de histórias e senti que já estávamos juntas. Daí por diante, foi deixar fluir... parceria de gente que gosta de passarinho, aquarela, crianças e histórias só pode ser das boas! E viver esse fluxo junto a uma editora como a Entrelinhas, que abriu espaço para nos acolher, foi um presente”, conta a ilustradora.

Elas e a Editora

O encontro com a Entrelinhas também tem seu tom de sincronia de quando as coisas precisam acontecer. Nina, que mora em São Paulo, estava escrevendo para um blog de Cuiabá e um de seus artigos chegou, não por acaso, até a editora Maria Teresa Carracedo, que se interessou pelos textos, demonstrando seu apoio e muito incentivo para que ela continuasse firme nesse mergulho literário. Quando a história ficou pronta e foi enviada à editora, começaram então as conversações e a construção desta que Nina considera ser a parceria divisora de águas em sua incursão profissional pelo universo literário. “O aval da editora é mais que um incentivo para uma jovem escritora como eu. Foi uma grande surpresa, estou muito grata, e confesso, bem entusiasmada com esse novo cenário que se desenha à minha frente”.

Pré-venda

A primeira edição de Casa Coração já entra no mercado em sistema de pré-venda a partir do dia 17 de novembro, no site da autora (www.ninamricci.com). O objetivo é estimular que o comprador da obra, ao adquirir seu livro, possa doar também um exemplar para uma criança do Projeto Flauta Mágica que funciona na Capital desde 1998.

“Considerando o grave contexto do país é muito importante para nós que este livro possa alcançar não só quem pode facilmente acessá-lo, mas também aos pequenos leitores que não têm essa possibilidade. Por isso criamos esta campanha de pré-venda em que incentivamos a compra do livro também para doação a uma instituição local voltada para a ações socioeducativas para que mais crianças possam recebê-lo”, acrescenta Nina Ricci.

“Recebi muito apoio desde cedo para escrever e criar arte. São incontáveis pessoas que me deram suporte e continuam contribuindo. Poder dar corpo a essa história através da publicação de um livro, na minha idade e no Brasil hoje, é algo precioso, me sinto muito grata por isso e quero que muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos possam ter acesso ao livro e sentir este carinho quando forem ler”, completa.

Onde e como comprar

Antes do lançamento, em pré-venda, pelo site www.ninamricci.com.

E a partir do lançamento, também na loja virtual da editora: www.entrelinhaseditora.com.br. (*com assessoria)

casa daniela

Daniela Monteiro, ilustradora

 

SERVIÇO

O QUE: lançamento do livro Casa Coração (Entrelinhas Editora), de Nina Ricci e ilustrações de Dani Monteiro
ONDE: Teatro do Sesc Arsenal
QUANDO: Sábado, 4 de dezembro, a partir das 19h, com apresentação artística
MAIS INFORMAÇÕES: 65 3624 5294

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/