![]() |
|
Sábado, 04 de dezembro de 2021, 17h50 UTERUS MUNDUS Em cartaz na Galeria Lavapés Redação* ![]()
O documentário curto "Uterus Mundus" é uma atração especial em cartaz, até 12 de dezembro, na Galeria Lavapés, situada na Secel-MT, bairro Goiabeiras. Pode ser conferido das 8 até as 18h, diariamente. Ao longo de 22 minutos a diretora Marithê Azevedo, desenvolve sua narrativa em torno da a obra da artista plástica Vitória Basaia. Realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, via edital MT Nascentes da Secel-MT, o curta documental compõe a programação do 26º Salão Jovem Arte de Mato Grosso. Segundo Marithê Azevedo “para a realização de Uterus Mundus foi construída uma poética audiovisual singular, específica, para revelar o universo de Basaia, guiada pelas ideias de Uterus e Mundus". Ela destaca que o audiovisual procura expressar dois dos principais traços do trabalho da artista: a tematização do feminino (uterus) e a criação de uma cosmogonia (mundus). ![]()
Marithê ressalta a própria casa de Basaia, que também se transformou numa obra, traz em todo o seu espaço, a intervenção da artista, que aparece como personagem no audiovisual, assim como, o caos e um pensamento sobre a arte e a vida no tempo presente, que resvalam em todo o processo. Sobre o curta Basaia comenta: “A arte veste o vestido da minha própria pele. A casa habita e acolhe meu cosmo-agonia, guarda em si uma energia que só eu pensei entender". A artista frisa que no documentário de Marithê Azevedo a energia dos sentidos e sentimentos se revelou. "Lá estou eu gestando meu mundo e parindo o imaginário que me povoa e se abriga em todos cantos como construção de mim mesmo. Fico ali diante das imagens e sons em silêncio e, como espectadora, observo o meu próprio eu em Uterus Mundus", sugere a artista. ![]()
Vitória Basaia diz que Marithê conseguiu captar e ver até o que está escondido nela - Basaia. Sobre o documentário também comentou a editora Maria Teresa Carracedo: “neste documentário poético entramos na intimidade de uma artista intensa, visceral, inquieta, compulsiva. Sempre pensei como seria maravilhoso que muitas pessoas pudessem 'entrar' nas diversas salas da grande e misteriosa ‘caverna’ de Vitória Basaia". Carracedo imaginava, até então, que essa experiência sensorial só seria possível com uma visitação presencial à sua casa-ateliê-museu-galeria, mas se enganou: "Uterus Mundus proporciona essa imersão a milhares de pessoas.” Equipe O curta tem a fotografia de Rosano Mauro, trilha sonora de Cristina Dignart, direção de produção Carol Araújo, produtora associada Latitude Filmes e a participação de Aline Figueiredo, Serafim Bertoloto, Ludmila Brandão, Adriana Milano e Julio César Carvalho. (*com assessoria) ![]()
|
|
Fonte: Tyrannus Melancholicus Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/ |