Sexta, 03 de dezembro de 2021, 17h54
BIBLIOTECA REVITALIZADA
Com acervo de mais de dois mil livros

Maria Clara Cabral*

georgia miolo capa

 

georgia miolo capa

 

“Tudo começou debaixo de uma árvore”... Esse foi o início da Biblioteca Comunitária do Parque Geórgia, na região sul de Cuiabá, em 2002. Prestes a completar 20 anos, o espaço foi melhorado e se reafirma como um local de inclusão social. Após ser revitalizada, a biblioteca vai ser reinaugurada no próximo sábado (4), às 9h. A programação conta com a estreia de um documentário que conta a história do espaço, rodas de conversas e atrações culturais.

A revitalização da biblioteca, feita em 2021, foi contemplada no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Com o recurso disponibilizado, todo o interior do espaço foi revitalizado e os móveis restaurados. As obras de infraestrutura foram feitas a partir de doação e apoiadores.

Com o espaço revitalizado, a biblioteca passa a oferecer mais de 2 mil livros aos moradores da região. A lista conta com obras de artistas mato-grossenses, títulos infanto-juvenil e de Direito. As obras foram arrecadas em doações e catalogadas de maneira acessível.

Além da melhoria no espaço, o projeto proporcionou mais de 20 oficinas das mais diversas áreas. Foram abordados temas como bem-estar, comunicação, literatura, meio-ambientes e finanças.

Reinauguração com documentário

Do improviso ao espaço melhorado, a história da biblioteca será contada em um documentário. A produção do registro audiovisual também foi viabilizada através do projeto proposto pela produtora, advogada e pedagoga Andressa Mendes. O filme é um registro histórico desse espaço e das pessoas ao redor dele.

georgia miolo capa

 

“O documentário vai contar desde quem foi a primeira pessoa a montar o espaço, até moradores que frequentavam a biblioteca quando eram criança e hoje ajudam a cuidar de lá”, antevê Andressa Mendes. O produto audiovisual foi filmado por Sérvulo Del Castilo e Maurício Pinto.

O evento de inauguração também conta com apresentações, shows, e rodas de conversa.Participam os artistas: Ana Carolina Mello e Sol, do Slam do Capim Xeroso; Pacha Ana; Ahgave, Sharamandaya Kess; Day Irê; Karla Vecchia e Santiago. Também participam: Dj Macumbaxé, Coreano Colisão Crew; Dj Taba; Killa e Guto; Adriano Figueiredo e a médica Keila Laís.

A biblioteca fica instalada no Centro de Cultura Popular do bairro Parque Geórgia.

Passado, presente e futuro

Criada pelos próprios moradores, a biblioteca funciona como um espaço cultural e educativo para a comunidade daquela região. A estrutura resistiu graças ao esforço e senso comunitário.

Para Andressa Mendes, a ideia é valorizar e dar visibilidade a um espaço público que há quase duas décadas desenvolve atividades sócio-culturais. “É um lugar muito valoroso que a cidade, e principalmente a região do Coxipó, precisa ter conhecimento”, defende Andressa.

Além da biblioteca, o espaço cultural do bairro conta com uma cozinha comunitária que manteve as atividades durante a pandemia e foi usada para prestar serviços em prol da comunidade. Entre eles: distribuição de cestas básicas e oficinas de fabricação de sabão.

Para o futuro, outra etapa do projeto é reinstalar a Rádio Comunitária Voz do Povo, que também já teve equipamentos e estrutura revitalizados. Em breve, a programação da estação deve ser oficializada. (*com assessoria)

georgia miolo

 

georgia miolo

 


SERVIÇO

O QUE: reinauguração da Biblioteca Comunitária do Parque Geórgia
QUANDO: sábado (4), das 9h às 18h
ONDE: Centro Cultural Popular do Parque Geórgia


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/