Segunda, 13 de dezembro de 2021, 16h27
TEMPORADA MOVIMENTAR
Parceria entre duas companhias de teatro

Redação*

marcelo peske

movimentar

"Tudo é Preto!" tem como disparador o corpo negro no estado de exceção

A Solta Cia de Teatro firmou parceria com a Pequena Companhia da Cidade para o lançamento da Temporada Movimentar. A temporada conta com  apresentações de três espetáculos teatrais produzidos pelas companhias e uma live, na qual, os artistas abrirão seus processos de criação. 

As peças poderão ser vistas gratuitamente pelo canal do YouTube do Cine Teatro Cuiabá, a partir das 20h do dia 17 de dezembro e ficarão disponíveis até 19 de dezembro. A live com as duas companhias acontecerá no dia 17, às 20h. 

Os espetáculos foram contemplados pelo Edital Movimentar Cultura, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. A Solta Cia de Teatro entra no projeto com duas peças. Uma delas é “Tudo é Preto!”, que tem como disparador o corpo negro no estado de exceção: discursos afetivos como forma de resistência, construindo um olhar para os que estão à margem da norma, vistos como minorias, subalternos e estigmatizados. Construída no contexto da pandemia, a peça nasceu pronta para a internet, partindo da base do teatro performativo, bebendo nas linguagens do audiovisual, da música e das artes visuais para o desenvolvimento de um experimento cênico negro digital.

 


 

fred gustavos

movimentar

"Conta-Vento", um musical que fala sobre a realidade da adoção no Brasil

Outro espetáculo trazido pela Solta é o experimento cênico “Vielas”. A dramaturgia é inspirada na obra poética de Luciene Carvalho, escritora membro da Academia Mato-Grossense de Letras, reconhecida por trazer a alma cuiabana em seus versos. A dramaturgia conta ainda com relatos da atriz Jeniffer Reis sobre os principais temas da peça que são a identidade da mulher mato-grossense, suas tradições e histórias. A peça também nasceu em formato digital, com cenas gravadas no palco do Cine Teatro Cuiabá, intercaladas por montagens audiovisuais.

O terceiro espetáculo a completar a programação da Temporada Movimentar é “Conta-Vento”, da Pequena Companhia da Cidade. Trata-se de um musical para crianças e adultos que, através do lúdico e da fantasia, fala sobre a realidade da adoção no Brasil. A peça apresenta a personagem Menina, que tem oito anos e meio, e, enquanto espera pela sua adoção, encontra na literatura a companhia para passar os dias. Entre leituras e imaginação, a Menina cria e escreve as histórias que o vento lhe conta. (*com assessoria)

manoel vieira

movimentar

"Vielas", um experimento cênico inspirado na obra poética de Luciene Carvalho

SERVIÇO

Live de lançamento TEMPORADA MOVIMENTAR
Quando: 17/12, 20h (horário de MT)

Espetáculo TUDO É PRETO!
Quando: de 17/12 a 19/12, 20h (horário de MT)

Espetáculo VIELAS
Quando: de 17/12 a 19/12, 20h (horário de MT)

Espetáculo CONTA-VENTO
Quando: de 17/12 a 19/12, 20h (horário de MT)

Onde: YouTube do Cine Teatro Cuiabá

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/