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Terça, 21 de dezembro de 2021, 16h34 REDE SOCIAL Para divulgar trabalhos artísticos André Souza* ![]() Fabian Carlos, idealizador da Tocarte, é produtor e tem formação também como profissional da Tecnologia da Informação Não é novidade que a internet mudou a forma como nos relacionamos. Dentro desse contexto, as redes sociais ganham cada vez mais espaço nas diversas relações humanas. E se antes da pandemia essas plataformas já eram tendência, o cenário pandêmico acelerou a inserção dessas redes sociais no cotidiano das pessoas. Para além do uso pontual, essas plataformas também assumem papel importante em diversos setores econômicos, incluindo o da Economia Criativa. Em alta, esse segmento do mercado pensa novos modelos para serviços e produtos que já existem. É nisso que aposta o produtor Fabian Carlos, com a Tocarte (https://www.tocarte.com.br/), uma rede social focada nos artistas mato-grossenses. Na prática, a Tocarte permite que pessoas interessadas nos serviços dos artistas e profissionais criativos possam contratá-los ou mesmo que os fãs e o público geral acompanhem a agenda e os próximos shows/eventos. A ideia surgiu depois que Fabian, que também é profissional da Tecnologia da Informação, passou a produzir shows e eventos culturais, em Cuiabá. De passatempo a trabalho, a experiência revelou a dificuldade que, na maioria das vezes, os artistas encontram na etapa da divulgação. ![]()
“Para apresentar seus trabalhos, os artistas dependem muito das suas relações próximas e, claro, de feiras, festivais, exposições e, principalmente, dos meios digitais, como publicações em sites de noticias, blogs e redes sociais”, explica. A proposta é que a nova rede social interligue horizontalmente todos os agentes da Economia Criativa, em Mato Grosso e no Brasil. “Será uma página profissional, um cartão de visita, onde o público e os próprios artistas possam conhecer novos trabalhos, a história de cada profissional, fazer conexões, postar agendas e também criar novos laços profissionais”, completa. A Tocarte é um projeto viabilizado pelo Edital MT Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Como vai funcionar? Inicialmente, a Tocarte estará disponível para os chamados ‘Early Adopters’ – adotantes iniciais, em tradução literal do inglês. Abertos a experimentar a Tocarte, esses usuários serão convidados a se cadastrar e deverão ser necessariamente agentes da Economia Criativa, a exemplo de produtores, músicos, escritores, pintores. “Nesse estágio inicial, é importante que os usuários tenham conteúdos, trabalhos, para alimentar a rede com suas atividades passadas”, sugere Fabian. Dentro das funcionalidades, os usuários poderão postar links, arquivos, fotos e vídeos. Outras ferramentas, como seguir, comentar, reagir e enviar mensagens também serão disponibilizadas. Para criar o perfil basta inserir dados básicos, como nome foto, e-mail e telefone. No perfil, outras informações gênero, raça e outras individualidades também poderão ser inseridas como filtro. Os primeiros usuários a se inscreverem ganharão brindes com a marca do negócio. Articular e fortalecer a Economia Criativa A plataforma também foi idealizada como uma rede social para articular e fortalecer a Economia Criativa em Mato Grosso. Ao invés de valorizar as estruturas hierárquicas, a proposta é que a Tocarte estimule os elos informais e as relações interpessoais. Isso porque, o setor é um mercado em alta no Estado e em todo o Brasil, mas precisa ser fortificado. Segundo o ‘Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil’, a Indústria Criativa gerou R$ 190,5 bilhões, em 2019, o correspondente a 2,61% do PIB brasileiro e responsável por 1,8 milhões de empregos. Os dados são da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. (*da assessoria)
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Fonte: Tyrannus Melancholicus Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/ |