Domingo, 26 de dezembro de 2021, 19h29
DOCUMENTÁRIO
O poder da musicalidade no Santo Daime

Redação*

floresta miolo

 

O documentário ‘O Poder da Floresta’, que reúne um espetáculo musical e entrevistas com pessoas que relatam o poder da musicalidade no Santo Daime, foi lançado no sábado (25) e está disponibilizado para o público gratuitamente no Youtube. O projeto foi selecionado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com recursos da Lei Aldir Blanc.

A proposta do documentário é contextualizar a importância dos hinos para o rito da religião. Gravado em junho deste ano, foi lançado para uma plateia de convidados da Igreja Mestre Irineu, em Várzea Grande. 

Com quatro horas de duração, o documentário é dividido por episódios. O material traz o musical gravado este ano no Cine Teatro Cuiabá e interpretado pelo Coro Experimental MT, intercalando com depoimentos, cenas e bastidores do espetáculo. A concepção e criação musical é assinada por Luiz Pita, com regência de Jefferson Neves. As entrevistas e imagens foram filmadas pela cineasta mato-grossense Jade Rainho, na floresta onde está situada a Igreja Mestre Irineu.

De acordo com o diretor artístico e roteirista do documentário, Luiz Pita, além das canções, ‘O Poder da Floresta’ tem dramatizações que remetem à simbologia da religião, e o musical ganhou elementos da cultura regional, como a viola de cocho. Entre os depoimentos, há Egon Nord, dirigente da Igreja Mestre Irineu, e do maestro e arranjador Jefferson Neves, além de músicos e cantores.

Membros da comunidade falam sobre como a musicalidade da religião auxilia no despertar da expansão da consciência. Neste caso, o papel dos hinos, entoados sob o efeito da bebida Ayahuasca (vinho da alma), para conduzir um melhor entendimento da vida e do mundo.

“Os hinos foram canalizados por Egon Nord e trazem em sua essência a nova espiritualidade e a sabedoria da ancestralidade. Ouvidas fora do contexto religioso, algumas dessas canções, tanto pela musicalidade quanto pela mensagem, poderiam muito bem ser executadas pelas emissoras de rádio”. Ele complementa que tanto o roteiro quanto a edição trazem a proposta de fazer o espectador ter uma compreensão maior sobre o alcance espiritual do Daime, bem como a importância da musicalidade na religião. (*com assessoria)

floresta miolo

 


SERVIÇO

O QUE: Musical Documentário ‘O Poder da Floresta’
ONDE: no link https://www.youtube.com/channel/UCrhEvAvS4JMOEGpsyAbVXhw/featured

 

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/