Segunda, 27 de dezembro de 2021, 15h41
MESTRE DA CULTURA
"João... um ser cultural"

tyrannus*

joa capa miolo

João Carlos acumula experiências em várias artes e também na gestão cultural

Em homenagem à sua trajetória dedicada à cultura, o escritor e ativista cultural  João Carlos Vicente Ferreira, teve sua performance registrada em um livro e um documentário, lançados na quinta-feira passada (23), no Cine Teatro Cuiabá.

A iniciativa resultou de projeto aprovado no Edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), traz informações e depoimentos de amigos e pessoas que trabalharam com ele ao longo da sua vida profissional.

joao miolo

 

"João Carlos Vicente Ferreira um ser cultural" é o título do documentário e do livro, publicado pela Editora Memória Brasileira. O livro foi escrito por Maria Rita Ferreira Uemura e o documentário, produzido e dirigido por Welcome Luíz da Silva.

Além de escritor, João Carlos também foi secretário de Estado de Cultura e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras. Ao longo dos anos, atuou como jornalista, pesquisador, escritor, músico, editor e agora dramaturgo.  

“João Carlos sempre foi muito curioso e devorou os livros, gibis, jornais, revistas e fotonovelas na infância. Queria entender como era possível escrever e publicar. Esta nobre arte lhe parecia tão distante e, ao mesmo tempo, exercia um fascínio sobre ele. João Carlos também desenvolveu uma grande paixão pela música na adolescência. Tanto que os primeiros textos autorais não foram impressos em livros, mas cantados em festivais de música, dos quais participava de maneira despretensiosa”, descreve a autora do livro, Maria Rita.

O documentário será disponibilizado ainda nesta semana na internet. O livro está disponível para aquisição no Cine Teatro Cuiabá, sem preço fixo. Toda a renda obtida com a comercialização da obra será direcionada  para fins sociais, beneficiando a Casa da Criança Cuiabana.

Conexão Mestres da Cultura

O edital surgiu para compartilhar os saberes e fazeres artísticos e culturais do estado, reconhecendo o trabalho desenvolvido por pessoas impactaram a cultura mato-grossense, considerando sua contribuição para o fortalecimento da cultura do estado e sua importância para a comunidade que atua. No total, o edital atendeu 75 projetos com investimento total R$ 7,5 milhões viabilizados pela Lei Aldir Blanc. (*com assessoria)

 

SERVIÇO:

O QUE: livro e documentário ‘João Carlos Vicente Ferreira um ser cultural’
ONDE: livro disponível para aquisição no Cine Teatro, com os recursos arrecadados para fins sociais
DOCUMENTÁRIO: disponibilizado no link https://www.youtube.com/watch?v=R8jLrXcO8zM&list=PLhw4PmAqgdGDK7ciCxyJ0xJ5McsP_I7rd&index=1

 

 

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/