Terça, 19 de abril de 2022, 11h23
PRAÇA DA MANDIOCA
Memórias afetivas com a rua

Redação*

feira miolo

 

O projeto de movimentação cultural "Feira Rua!", aprovado pelo edital de chamada pública n.°002/2021 - Festival "Ribuliço", da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), surgiu com a necessidade de reaquecer a cena artística cuiabana, ainda fragilizada com a pandemia Covid-19. Está chegando a hora do evento, que acontece no próximo dia 24.

A proposta explorar as memórias afetivas da comunidade com a rua, em específico com um espaço popular do centro histórico de Cuiabá: a Praça da Mandioca, um local reconhecido como ponto de cultura, sendo ocupada ao longo de sua história não só por famílias do bairro, mas agregando também moradores de bairros mais periféricos.

A feira visa promover o encontro entre artistas, comerciantes e o público comprador, convida 15 expositores para participar de forma gratuita, seja para brechó, gastronomia, artesanato, fotografia ou qualquer outra vertente artística. 

Ademais das exposições, a feira conta com atrações artísticas convidadas, instalação de Videokê com projeção, jogos e brincadeiras de rua, além do palco livre, ampliando o encontro com o brincar, as artes cênicas e visuais, a música, a poesia e uma feira livre em um mesmo evento. Wenni Justo, uma das produtoras da ação, relata que "esse projeto representa voltar para rua e ir de encontro com nossas memórias afetivas, com a arte brincante que nos potencializa e nos permite ser e viver o momento sem culpa. A rua nos acolhe em meio a tantos descartes e é nela que vamos construir nossas redes, armar nossas tendas”.

"Além de provocar a reconexão com a rua, o projeto pretende promover o encontro entre comerciantes independentes e o público consumidor. Esperamos que as e os expositores de diversos segmentos não só gerem renda mas também divulguem seu trabalho", diz Ana Carolina, que também assina a produção. Portanto, "o projeto tem a proposta de trazer as memórias felizes de uma infância cheia de brincadeiras nas ruas, além de reivindicar a necessidade de ocupação e o acesso a culturas em alguns locais cuiabanos. A cultura regional vive e resiste mesmo após tempos conturbados", afirma Ellyda Reiche, produtora e proponente da ação.

Feira Rua! é um projeto idealizado pelas atrizes e produtoras Ana de Mello, Ellyda Reiche e Wenni Justo, integrantes do coletivo Cena Livre de Teatro, projeto de pesquisa e extensão da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT/Cuiabá. 

Para quem está com saudades das ruas, está na hora de curtir esse reencontro na rua, ao som da Djane Lyn, que preparou um set nostálgico, pensante e dançante para alegrar as brincadeiras. Acompanhe o projeto pelas redes sociais, no instagram @feirarua!.  (*com assessoria)

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/