Terça, 02 de agosto de 2022, 19h30
ARQUITETURA E URBANISMO
Publicação inédita da EdUFMT

Redação*

arq miolo

 

A comunidade de pesquisadores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFMT reuniu, em publicação inédita da EdUFMT, uma coletânea de textos da área, que refletem a pluralidade de assuntos que permeiam e integram a formação acadêmica do curso. A obra, intitulada “Matutando Arquitetura e Urbanismo: Uma primeira conversa” já está disponível para download gratuito no site da editora (link ao final da matéria).

Para o público científico, a obra pretende ampliar as discussões sobre ensino de arquitetura, planejamento urbano e demais temáticas abordadas, abrindo espaço para o diálogo interinstitucional a partir da divulgação das ideias ali presentes.

Já para a comunidade em geral, o livro permite conhecer mais sobre a arquitetura, sendo especialmente recomendado aos que buscam uma formação na área.

“Nossa motivação é ampliar o alcance de nossas pesquisas, projetos de extensão e experiências didáticas, que têm sido desenvolvidas no curso de Arquitetura e Urbanismo em seus 27 anos de existência”, explica uma das organizadoras da obra, professora Dorcas Florentino de Araújo Silva.

Para os autores, a obra também representa um marco na história do curso, formando uma coletânea de textos que demonstra a pluralidade de áreas que dialogam e se complementam na formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo.

“Esta coletânea vem com o objetivo de ampliar a divulgação de experiências didáticas, resultados de pesquisas e extensões realizadas na graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMT. Entende-se que, além de disponibilizar materiais relevantes ao público externo, é possível também abrir para um maior diálogo com a comunidade acadêmica e científica de outras instituições”, concluiu Dorcas Florentino.

A obra foi organizada pelas pesquisadoras Dorcas Florentino de Araújo Silva, Tula Kirst Romani e Flávia Maria de Moura Santos. Ao todo, são 8 capítulos, abordando desde o uso de viagens didáticas no ensino de arquitetura e estruturas históricas de Cuiabá, até o impacto das ilhas de calor no planejamento urbano. (*reproduzido do site da UFMT)

 

LINK PARA O  DOWNLOAD - https://www.edufmt.com.br/product-page/matutando-arquitetura-e-urbanismo-uma-primeira-conversa


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/