Quarta, 07 de novembro de 2012, 22h00
TATI POR INTEIRO
Mostra de Jacques Tati prossegue no Arsenal

Redação

"Carrossel da Esperança" tem exibição na sexta-feira

Mais uma produção de Jacques Tati será exibida nesta quinta-feira no Sesc Arsenal, dentro da mostra que leva o nome desse cineasta francês. Às 19h, com entrada franca, "Parada" (1974), com 85 minutos é a pedida.

Foi o último filme dirigido por Tati. Nele, já pressentindo o avanço da tecnologia digital, o cineasta filmou quase todo em vídeo. Foi financiado pela televisão sueca e filmado dentro de um circo. Tati interpreta o Sr. Loyal, um mestre de cerimônias circense. E revive suas experiências como mímico,vivenciadas antes de ele ingressar de cabeça no cinema.

Nele, Tati volta a dar vida aos números mímicos que ele praticava quando atuava no music-hall. Outros personagens comuns a um circo são protagonistas. O filme é praticamente todo gravado dentro de um circo com a assistência e tudo mais.

Sexta-feira

No mesmo horário e local, mas na sexta-feira (09), será exibido "Carrosel da Esperança" (1949), com 77 minutos de duração. Na história, uma vez por ano, uma feira traz, para o pequeno vilarejo de Sainte-Sévère, no interior da França, atrações como um cinema ambulante. Numa das sessões, François, o carteiro do local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio chegar mais rápido.

O filme conquistou o prêmio de melhor cenário do Festival de Veneza/1949 e Grande Prêmio do Cinema Francês/ 1953. A Mostra Tati por Inteiro ainda terá sessões no sábado e no domingo. E voltará a ser pauta aqui.

Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/