Segunda, 12 de novembro de 2012, 22h00
INTERCÂMBIO
Monofoliar vem mostrando serviço desde 2009

Redação

Folha do Estado

O grupo é formado pelos músicosJuliane Grisólia, Jhon Stuart e Estela Cerigatti

O grupo Monofoliar, formado pelos músicos mato-grossenses, Estela Ceregatti, Jhon Stuart e Juliane Grisólia, é o novo contemplado com o Projeto Sesc - Amazônia das Artes (2013). A felicidade é geral. No próximo ano o grupo vai percorrer 11 estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal.

A iniciativa que viabiliza a circulação e intercâmbio de espetáculos de teatro, dança, shows musicais e exposições de obras de arte que fazem parte da produção cultural de cada estado. O Monofoliar nasceu em 2009 e, inicialmente, era um sexteto, mas, assumiu posteriormente a formação de trio.

Apesar de estar localizado fora dos grandes eixos de produção, o grupo reflete em sua criação artística a concepção de arte denominada “world music” (música do mundo, universal). Através da realização de intensas pesquisas ao encontro de diversas culturas do mundo, inclusive da matriz cuiabana e também do universo musical interior presente em cada um dos músicos, o grupo estabelece um som próprio, onde as influências são transformadas e novos arranjos são elaborados em um repertório constantemente inovado e aperfeiçoado pelos músicos.
O Monofoliar tem composições próprias de concepção instrumental, onde são atribuídos timbres e texturas diversas de instrumentos convencionais como piano, violão e pandeiro ou atípicos instrumentos como o mocho, muringa, didgeridoo, banjo, derbake, djambê, contrabaixo acústico, garrafas, taças, tank drum, entre outros.

Dos trabalhos realizados desde então, destaca-se o show “Tilintar dos Cristais”, o show “Monofoliar” – que apresenta a formação de trio e novas composições, e o show “Mel de Melão” - voltado para o público infantil, que possui repertório autoral na soma de releituras de compositores locais ou com notoriedade nacional.

Nesse curto período de existência já contabilizou parcerias com músicos e grupos de várias regiões do Brasil, entre eles, Novelli (MG) (Clube da Esquina), Simone Guimarães (RJ), Renato Braz (SP), Edson Quesada (BA), Makely Ka (MG), Leandro Braga (RJ), Roberto Victório (RJ), Cláudio Torezan (SP), Maurício Detonni (RJ), Ebinho Cardoso (MT), Sandro Souza (MT), Sidnei Duarte (MT), Paulo Monarco (MT), Vera Capilé (MT), Bionne (MT), Grupo de Percussão da UFMT (MT), Orquestra do Estado de Mato-Grosso (MT), Orquestra Jovem de Mato-Grosso (MT).

O Tyrannus Melancholicus parabeniza o Monofoliar e espera que esse trio dê muito trabalho - muita coisa a relatar a escrever. Mais informações no blog

http://monofoliar.blogspot.com.br/

Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/