Quinta, 15 de novembro de 2012, 15h00
MENINO MALUQUINHO
Espetáculo de teatro de bonecos em 2 sessões

Redação

Espetáculo acontece em duas sessões: 8 e 9h da manhã

Um primoroso espetáculo teatral acontece nesta sexta-feira (16). "O Menino Maluquinho", de Ziraldo, numa adaptação para teatro de bonecos será encenado em duas sessões, com a Cia. Voar Teatro de Bonecos, de Brasília. O ingresso é gratuito e a peça tem vez no teatro Mestre China, situado na Secretaria Municipal de Educação, na rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, em frente co colégio Nilo Póvoas.

As duas apresentações acontecem de manhã às 8h e 9h. O teatro tem espaço para cerca de 100 pessoas e o critério para assistir é por ordem de chegada. Informações podem ser obtidas pelos telefones 8409-9628 ou 8409-9630.

A adaptação mostra uma contadora de histórias que se vê envolvida com as brincadeiras do menino que foge do livro deixando as páginas em branco. A partir daí, se estabelece uma relação de procura ao personagem para devolvê-lo ao livro, criando o conflito imprescindível à encenação. Enquanto isso o menino interage com seus amigos e com a contadora de histórias.

Ziraldo é um dos autores brasileiros mais lidos pelas crianças. Levar "O Menino Maluquinho" para o palco é reforçar a relação livro e dramaturgia, uma parceria que muito contribuiu com o teatro mundial. O estilo literário de Ziraldo aliado ao seu traço de cartunista é rico em detalhes imaginativos e estética minimalista, criando várias possibilidades de animação com bonecos permitindo compor um espetáculo de beleza e conteúdo literário, com cenas ricas em poesia visual relacionadas com a experiência da infância onde impera o lúdico.

A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismos. As situações do livro são transportadas para o palco através dos bonecos e das possibilidades de encenação e exploração da caixa cênica, utilizando várias técnicas de manipulação que permitem criar cenas fantásticas e elementos mágicos.

A Companhia

A Voar Teatro de Bonecos foi fundada em 2003 e tem como proposta a prática do teatro de bonecos, levando em conta a sua tradição milenar e a pesquisa de inovações na linguagem, na estética e na confecção de bonecos. Sediada na cidade do Gama, é referência cultural no Distrito Federal e entorno. Em seus quase dez anos de estrada a companhia levou o nome da cidade para importantes festivais e premiações no Brasil. (com assessoria)


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/