GERALD THOMAS

"Terra em Trânsito", versão online



terra

 

Não tem como negar que a pandemia mudou a maneira de fazer arte criando, assim, uma linguagem diferente da que estávamos habituados. Pensando nisso, o autor e diretor Gerald Thomas reformulou a dramaturgia de ‘Terra em Trânsito’, uma de suas principais obras, apresentada pela primeira vez em 2006, para o novo contexto político, econômico e cultural. 

Com estreia neste sábado (10), às 19h (MT), o enredo da versão 2021 se mantém a mesma de 15 anos atrás: uma atriz (Fabiana Gugli) enclausurada no camarim com seus delírios, momentos antes de entrar em cena para cantar Liebestod, sua ária em ‘Tristão e Isolda’, conversando o tempo todo com um cisne judeu. 

“A versão original era, entre outras coisas, um desabafo político contra George W. Bush e a atual é um desabafo contra Donald Trump e outras outras coisas mais. Em 2006, a atriz se drogava com cocaína, agora ela se droga com pílulas de prescrição médica”, revela Thomas.

A proposta de Thomas para a versão teatro-cinema de ‘Terra em Trânsito’ é transpor o olhar da câmera para o olhar do espelho que encara a protagonista com uma filmagem estática, mas cheia de sentido. A montagem também celebra a parceria artística de mais de duas décadas entre Gerald Thomas e a atriz Fabiana Gugli. 

“O Terra de 2021 dialoga com o momento que vivemos. Estamos há um ano confinados dentro da casa, enlouquecendo aqui dentro sobre o mundo lá fora. Em 2006, estava no palco, com plateia, luz e cenário. Agora, tudo foi adaptado para o espaço íntimo da minha casa e objetos da minha trajetória teatral. Estou exposta, sem truques, nem artifícios e o texto para mim nunca fez tanto sentido: misturando a vida com a arte, a sala da casa com o camarim da diva, uma atriz/personagem que foi substituída ou esquecida. É através do espelho, no jogo de espelhos, que tudo acontece, agora dentro de uma tela”, disse Gugli.

A transmissão do espetáculo será gratuita através do YouTube, com acesso exclusivo pelo link https://www.youtube.com/channel/UCZzPxjTozlmWfC9EAUEcong. A temporada começa em abril nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25, sábados e domingos, às 19 horas (MT). A partir de 1º de maio, a peça ficará disponível por 24h por dia, todos os dias, até 31 de maio.

terra 3

 

O autor

Gerald Thomas Sievers (Rio de Janeiro, 1º de julho de 1954), mais conhecido como Gerald Thomas, é um autor e diretor de teatro brasileiro com carreira internacional. Seus trabalhos se dividem entre o Brasil, a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos.

Formado em filosofia, aprofundou a sua vida teatral no La MaMa de Nova Iorque, adaptando e dirigindo peças dramáticas e a prosa do célebre irlandês Samuel Beckett (1906-1989). Trabalhou também com Julian Beck e o Living Theatre. Beck (1925-1985) foi diretor de teatro, ator e poeta estadunidense, ligado aos movimentos de vanguarda. 

Com polêmicas adaptações em palcos brasileiros, Gerald Thomas dirigiu atores importantes como Fernanda Montenegro, Antonio Fagundes, Rubens Corrêa, Sérgio Britto, Tônia Carrero, Marco Nanini e Ítalo Rossi. (com assessoria e wikipédia)

terra 2

 


SERVIÇO

O QUE: espetáculo cênico virtual "Terra em Trânsito", com direção de Gerald Thomas
QUANDO: finais de semana de abril, às 19h (MT)
ONDE: no youtube
LINK: https://www.youtube.com/channel/UCZzPxjTozlmWfC9EAUEcong  


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet