PARABÉNS

As artes como ferramentas de educação



marcondes araújo

cena onze

 

Criada em 1989, a Companhia de Teatro Cena Onze construiu uma história de sucesso apresentando espetáculos, realizando cursos de formação teatral, atuando na gestão de espaços culturais e desenvolvendo projetos de assistência social sob diversas formas.  As ações do grupo têm o objetivo de usar a arte como ferramenta da educação, atuando no resgate do ser humano, no enfrentamento do uso de álcool e drogas, na elevação da autoestima das pessoas em situação de vulnerabilidade social e na intensificação da educação ambiental.

São cursos e oficinas de teatro, dança, circo, artesanato, pintura, palestras, tudo com foco na prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, uso sustentável dos recursos naturais, reciclagem e ecologia, educação para o trânsito, produção de vídeos e livros, que acontecem nos mais diversos locais, como centros comunitários, centros de convivência, presídios, escolas públicas, casas-abrigo, comunidades terapêuticas, Aterro Sanitário (Lixão) e Aldeia Xavante Nova Esperança.

marcondes araújo

cena onze

 

Em 2014, o Cena Onze tornou-se uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) passando a administrar os abrigos “Casa da Criança Cuiabana” e “Nosso lar”, responsáveis pelo acolhimento e assistência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Desde 2016, o grupo faz gestão compartilhada do Cine Teatro Cuiabá, desenvolvendo projetos que ampliam as possibilidades de ocupação cultural e artística. O espaço já atingiu a marca de 110 mil visitantes presenciais, que assistem espetáculos, filmes e exposições, e mais de 100 mil visualizações em seu canal no YouTube.

Da parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secel MT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP) nasceu a MT Escola de Teatro, a primeira faculdade de teatro de Mato Grosso.

Para o diretor da companhia, Flávio Ferreira, o Cena Onze é reflexo do trabalho de muita gente, pois é um coletivo onde dezenas de pessoas se reúnem pelo afeto ao trabalho, contribuindo em favor da cultura e de projetos sociais. Essa multiplicidade de pessoas, opiniões e falas é o que mantêm o grupo vivo. “O mais forte no grupo é a diversidade de pessoas que o compõem, fazendo com que todos trabalhem com o coração e auxiliem de forma positiva para a evolução. Então, para nós, é um momento feliz e precisamos agradecer às empresas, às pessoas e à imprensa, que têm nos ajudado a alcançar o resultado que temos hoje”, declara ele. 

marcondes araújo

cena onze

 

A associação possui inúmeros projetos culturais, contemplando cerca de 13.500 pessoas. Montou mais de 40 espetáculos, entre eles, O louco nosso de cada dia, Fica Pedro, Mulheres da Terra, Bereu, Auto da Paixão de Cristo, sendo referência de acolhimento de social e o 2º maior espetáculo a céu aberto do país, além dos projetos Xavante e Aterro Sanitário, onde são ofertados cursos de capacitação e orientação jurídica. Em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o Cena Onze também ministrou oficinas, cursos de teatro e dança para crianças em situação de vulnerabilidade social do Projeto Siminina.

Sobre a Associação Cultural Cena Onze

A Associação Cultural Cena Onze é um grupo que ajuda no resgate à cidadania, elevando a autoestima, desenvolvendo habilidades, aumentando o conhecimento, reduzindo as situações de vulnerabilidade e risco social, tudo por meio da arte. (*com assessoria) 

marcondes araújo

cena onze

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet