ORQUESTRA

Um concerto cheio de atrações especiais



ciranda

A Orquestra Sinfônica CirandaMundo vai celebrar a música e o talento do artista brasileiro

Orquestra Sinfônica CirandaMundo fecha a temporada artística deste ano com a apresentação de “O Grande Circo Místico”. O concerto é a principal atração do tradicional “Especial de Natal CirandaMundo”, que acontece no Teatro Zulmira Canavarros a partir das 20h deste sábado (11). 

Com regência do maestro Murilo Alves, também conta com a participação de um dos nomes mais importantes da música popular brasileira contemporânea, o pianista e arranjador Nelson Ayres, além do Coro Primeira Ciranda e das interpretações de três consagrados artistas locais: Lorena Ly, Estela Ceregatti e Henrique Maluf. 

“O Grande Circo Místico (1983)”, de Chico Buarque e Edu Lobo, é um disco histórico, que figura em qualquer antologia de discos de música popular brasileira. A intenção do espetáculo é celebrar a música e o talento do artista brasileiro, em especial dos artistas locais, que vão interpretar estes grandes clássicos”, comenta o maestro Murilo Alves.

E assim como nos outros dois espetáculos desta Temporada Artística, a Cia On Broadway marca presença e acrescenta teatralidade ao concerto. “Trabalhamos há dez anos com teatro musical. Fizemos essas três participações e esperamos dar continuidade à parceria no ano que vem”, comenta Rafael Cerigato, diretor do grupo.

dani gurgel

ciranda

O maestro Nelson Ayres, um dos convidados especiais deste concerto

O Grande Circo Místico

Obra icônica do diretor e autor Naum Alves de Souza a partir do poema homônimo de Jorge de Lima, o musical “O Grande Circo Místico” foi criado originalmente para o Balé Teatro Guaíra e estreou em 1983. As músicas, assinadas por Chico Buarque e Edu Lobo, foram lançadas em álbum no mesmo ano.

“As composições apresentam bastante profundidade, tanto do ponto de vista literário quanto do ponto de vista musical. Tem só uma ou duas músicas mais circenses. ‘O Grande Circo Místico’, como aponta o próprio Nelson Ayres, é muito mais místico do que circo”, avalia Murilo Alves. 

Aliás, não é a primeira vez que Nelson Ayres participa de um concerto da Orquestra Sinfônica CirandaMundo. Em 2019, ao lado da cantora Mônica Salmaso, ele foi o convidado especial da apresentação de encerramento daquela temporada.

ciranda

Estela Ceregatti

O repertório deste concerto é composto por 13 músicas: Abertura do Circo (Orquestra); Beatriz (Estela Ceregatti); Valsa dos Clowns (Lorena Ly); Opereta de Casamento (Estela, Lorena e Henrique Maluf); A História de Lily Brown (Lorena); Oremus (Estela, Lorena e Henrique). Meu Namorado (Estela); Ciranda da Bailarina (Estela e Coro Primeira Ciranda); Sobre Todas as Coisas (Henrique); O Tatuador (Orquestra); A Bela e a Fera (Henrique); O Circo Místico (Lorena); e Na Carreira (Estela, Lorena e Henrique).

Orquestra Sinfônica CirandaMundo e Instituto Ciranda

A Orquestra Sinfônica CirandaMundo, que tem se consolidado como um importante grupo sinfônico de Mato Grosso, é formada pelos alunos mais experientes e também por professores do Instituto Ciranda - Música e Cidadania. 

Além da Orquestra CirandaMundo, o Instituto também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda. São ofertadas, gratuitamente, aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil.

O Instituto foi criado em 2003 e desenvolve ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses. 

ciranda

Lorena Ly

A instituição também oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A proposta inclusiva possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.

O Ciranda conta com algumas parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Sesc Mato Grosso e Unimed Cuiabá são alguns destes parceiros. 

Informações complementares

O público deve comparecer a partir das 19h para a retirada dos ingressos, uma vez que as portas serão fechadas pontualmente às 20h. Os ingressos são gratuitos, porém, quem tiver condições, pode contribuir com o ingresso solidário (dois quilos de alimentos para doação). 

Visando garantir a acessibilidade de todos, os concertos são acompanhados por libras e audiodescrição. E o espaço físico do Teatro Zulmira Canavarros também é pensado para receber Pessoas com Deficiência (PcD). Os números impressos nos bilhetes não têm relação com a numeração das poltronas do teatro.  

A presença no evento requer o cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção da covid-19. É obrigatório o uso de máscaras durante as apresentações, distanciamento social por meio de assentos intercalados do Teatro (60% da capacidade disponível) e uso de álcool em gel nos pontos de distribuição. (*da assessoria)

ciranda

Henrique Maluf

 

SERVIÇO:

O QUE: Especial de Natal CirandaMundo (Concerto “O Grande Circo Místico”)
QUANDO: 11 de dezembro, sábado, a partir das 20h
ONDE: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros - Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
QUANDO: Gratuito ou Solidário (Dois quilos de alimentos não perecíveis)
OBSERVAÇÃO: Retirar ingressos a partir das 19h no local

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet