LANÇAMENTO/LIVRO

A prosa poética de Amélia Alves



lamélia miolo

Na obra, a autora, que possui outros livros publicados no Brasil e em Portugal, dá voz a aldeões portugueses do início do século XX

“Rumor de Lobos - Prosas Poéticas”, foi escrito em Guimarães, Portugal, de autoria da historiadora e escritora, Amélia Alves. O livro será lançado em Cuiabá, pela Umanos Editora, na próxima sexta-feira, dia 17, a partir das 18h, na Sala de Leitura do Goiabeiras Shopping. 

 amélia miolo

Amélia Alves, escritora e historiadora paulista, de Marília, vive entre Mato Grosso e o norte de Portugal

Na obra, a autora, que possui outros livros publicados no Brasil e em Portugal, dá voz a aldeões de um Portugal do início do século XX, e discorre sobre as dúvidas, entre vida e promessa e o utilitarismo, em Dostoievsky, na solidão dos sertões do Brasil. Ela apresenta ao leitor o amor pela leitura em James Joyce e Tchékov, traçando o perfil comparativo sobre o sorver a vida, entre duas mulheres. 

"Rumor de Lobos..." oferece uma agradável leitura que descreve o flanar pelo Porto e Guimarães, cidades portuguesas, enaltecendo a luz e o viver simplesmente, de figuras e cenas incomuns, ao olhar distraído. 

O livro também pode ser entendido como um convite feito pela autora para um caminhar juntos no processo pessoal de olhares e ouvidos atentos, por inspiração literária; que tira do meio dos pátios coloniais, rumores distintos, distintas linguagens, como síntese de melancólicas constatações e urgências. Eis uma prosa que pode suscitar à memória sons, sabores e palavras das perdas da infância. 

A escritora oferece uma provocadora leitura, de sumos, extraídos de andanças em ambientes do passado próximo e remoto, ora difusos, ora perturbadoramente límpidos. 

A autora

Amélia Alves, escritora e historiadora paulista, de Marília, vive entre Mato Grosso e o norte de Portugal. Mestra em História pela UFMT e doutora pela Universidade do Porto, Portugal. Pesquisadora da identidade africana e afro-matogrossense e da imigração portuguesa durante o século dezoito. Diretora do Instituto de Estudos Socioculturais (IESC) de Chapada dos Guimarães; mentora e curadora da FLIC - Feira do Livro do município. (*com assessoria)

 

SERVIÇO:

O QUE: lançamento do livro “Rumor de Lobos – Prosa Poética” (Umanos Editora), de Amélia Alves
QUANDO: sexta-feira (17), a partir das 18h
ONDE: na sala de leitura do Goiabeiras Shopping
QUANTO: R$ 35 reais
SITE DA EDITORA: https://www.umanoseditora.com.br/

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet