"ORIGINÁRIOS"

Quando a arte tem muito a dizer



originários miolo

 

Será aberta oficialmente no dia 4 de janeiro a mostra de artes “Originários”, com  pinturas e esculturas contemporâneas propostas pelas artistas Kaya Agari, Nadja Lammel e Odete Venâncio. A curadoria é assinada por Guilherme Chaves e a exposição acontece na Galeria Lava Pés, da Secretaria de Cultura Esportes e Lazer-MT.  

Desdobrando-se em uma sequência de três partes, as pinturas assumem a forma de resistência aos tempos sombrios que vivemos, pertences históricos e instruções, através de infográficos e ilustrações que refletem a pesquisa das três artistas. Durante a exposição, essas pinturas e esculturas vão preenchendo gradualmente a galeria e os espaços circundantes, além de transpassar ao multiverso digital, que domina a nova era mundial. 

A exposição é a construção de um mundo paralelo, delineando uma comunidade de obras de arte contemporâneas em constante mudança, experiência compartilhada e envolvimento, enquanto viaja junto ao observador. As sondagens mudam e evoluem, ganhando novas artes e simbolismos em cada ação. Algumas obras têm múltiplas partes, outras mudam ao seu próprio ritmo à medida que a exposição acontece.

No centro da exposição “Originários” está a fundamentação nos conceitos de terra, território indígena, povos tradicionais e folclore. Ir além do mero reconhecimento da terra e do território neste caso significa oferecer instruções para sentir e ouvir as histórias indígenas e dos povos tradicionais que perturbam o imaginário colonial e atual. As sondagens ativam e afirmam o ressurgimento indígena e dos povos tradicionais por meio das ações que essas obras de arte evocam. 

As artistas

Ana Patrícia Karuga Agari, “Kaya Agari”, nasceu em Cuiabá (MT) e estuda na Universidade Federal de Mato Grosso. É ativista pelos direitos indígenas. Dedica-se desde 2011 à pintura e produz a partir de técnicas como óleo sobre tela e pintura mural. Esteve em exposições pelo Brasil na Pinacoteca de São Paulo, artista convidada SP Arte 2021 e galerias pelo Brasil e América Latina (Bolívia, Peru e Equador). 

Artista em destaque no Brasil nos últimos anos, Nadja Lammel, graduada em Arquitetura e Urbanismo, nasceu na região Amazônica, ao norte de Mato Grosso, onde desde cedo teve contato com a floresta amazônica e seus habitantes. Atuou na salvaguarda de culturas e etnias indígenas como chefe da Superintendência do IPHAN – MT (Ministério da Cultura), sendo  também realizadora de ações de ciberativismo há mais de 20 anos pelo Greenpeace. A artista utiliza técnicas como óleo sobre tela, aplicação de mosaico – espelho e graffiti. Expõe em museus e galerias pelo Brasil e recentemente participou da semana de arte Art Basel em Miami – EUA, renomado evento de artes visuais no mundo, onde obteve destaque na mídia pelas técnicas e relevância conceitual. Cyberpunk é o tema da sua nova série-coleção e transita entre o real e o cibernético. 

Odete Venâncio é uma importante artista visual graduada na UNEMAT, que reside em Mato Grosso e se destaca principalmente, ao se voltar para o estudo e valorização da temática indígena e abordar símbolos regionais com grande sensibilidade artística. Participou de diversos salões de arte em Mato Grosso, onde obteve destaque pela originalidade e qualidade técnica acadêmica. 

Segundo Guilherme Chaves, o público poderá conferir a Exposição “Originários” já a partir da próxima quarta-feira (29), às 16h30, para vivência com as artistas, na Galeria Lava Pés, localizada no hall principal da Secel. Mas a exposição será lançada oficialmente no dia 04 de janeiro, a partir das 17h30 com uma vernissage e segue aberta para visitação até o dia 28 de fevereiro. (*com assessoria) 

originários miolo

No centro da exposição "Originários" está a fundamentação nos conceitos de terra, território indígena, povos tradicionais e folclore

 

SERVIÇO

O QUE: 1ª Exposição “Originários”, com as artistas Kaya Agari, Nadja Lammel e Odete Venâncio). 
ONDE: Galeria Lava Pés, na Secel-MT
QUANDO: Vernissage de lançamento na terça-feira (04/01/2022), a partir das 17h30 
MAIS INFORMAÇÕES: (65) 99915-7713 / 99640-7713 / 3025 1235 
AGENDAMENTOS: ateliedeprojetosmt@gmail.com 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet