SESC ARSENAL

Programação se estende até o dia 22



resíduo

A performance "Resí(duo)", do Coletivo Spectrolab, integra a programação

Visando fomentar a cultura regional em todo o estado, o Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), promove, neste mês, o ‘Conexão Arte Cerrado’, evento que contará com apresentações gratuitas de dança, teatro e música, oficinas de artes visuais e exposições. A primeira ação foi realizada em Cuiabá, na quinta-feira (12), com a exposição da artista plástica Tânia Pardo.

A coordenadora de Cultura do Sesc-MT, Angélica Almeida, explica que o projeto tem o intuito de reunir grupos, artistas e obras de diversas regiões de Mato Grosso em um ambiente que promova não somente a difusão dos trabalhos, mas também a troca cultural entre os seus criadores.

“O Conexão Arte Cerrado busca realizar diversas conexões em prol do desenvolvimento artístico e cultural; conecta a produção artística com a comunidade, a cultura das regiões que compõem o cerrado brasileiro, ideias e iniciativas por meio de atividades que estimulam a troca de informações e a ampliação de horizontes”, informa ela.

As próximas ações do projeto serão realizadas entre os dias 18 e 22 de maio, nas unidades do Sesc Arsenal, em Cuiabá, e do Sesc Rondonópolis.

Destaque para o show da Josyara, cantora e compositora baiana que vem conquistando a cena musical brasileira. A artista irá apresentar músicas do seu álbum Mansa Fúria e outras composições no jardim do Sesc Arsenal, no dia 21 de maio. A abertura do show será por conta da cantora Karola Nunes, a partir das 19h.

Confira a programação completa do Sesc Arsenal abaixo e participe!

PROGRAMAÇÃO SESC ARSENAL

12 a 22/05
Instalação Artística: Intervenção Artística por Tânia Pardo 
Onde: Jardim do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita;
Classificação indicativa: livre;
Sinopse: A instalação artística desenvolvida por Tânia Pardo traz duas estruturas para o jardim do Sesc Arsenal, nelas a artista trás uma reflexão acerca da produção de lixo pela nossa sociedade atualmente. Serão criados espaços utilizando materiais reutilizados em conjunto com pinturas que representam a morte e a vida da natureza. Em ambas as estruturas propostas os visitantes poderão entrar e interagir com as obras através do toque, característica importante trazida pela artista para reforçar a mensagem passada por elas.

18/05
Apresentação de Circo: Kombinando com Cerrado – Cia. Du Cafundó – 15h às 16h
Onde: Teatro do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita | Ingressos remanescentes devem ser retirados em até 1(uma) hora antes do evento na portaria do Sesc Arsenal;
Classificação indicativa: livre;
Sinopse: Kombinando com Cerrado é o mais novo espetáculo da Cia. Du Cafundó, onde desenvolvem a linguagem da palhaçaria junto as técnicas acrobáticas e de manipulação de objetos. Explorando o universo tradicional do circo, os palhaços Fusquinha e Entusiasmo são obrigados a buscar alternativas após o fechamento do circo em que trabalhavam, mas sempre estimulados a resgatar a ludicidade e a alegria do ser artista. O espetáculo é direcionado ao público infantil.

Oficina Aprender Brincando: Metodologias Ativas no Ensino da Música e das Artes – Vinicius Cruz e Karla Mesquita – 17h30 às 21h
Onde: Sala de Música do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita;
Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/r/HEFDddvUQ2;
Classificação indicativa: livre;
Informações: A oficina terá 3 subdivisões importantes para que a musicalidade seja desenvolvida e, além disso, Estas partes são:
Introdução a teoria musical: Proposta de como trabalhar exercícios introdutórios a teoria musical, tendo como objetivo principal dos participantes da oficina compreenderem os símbolos que possam auxiliar no desenvolvimento musical e na autonomia do aprendizado do aluno.
Proposta de Repertório: A oficina apresentará aos integrantes do grupo, peças musicais que sejam fáceis e conectadas com as atividades propostas no bloco “Introdução a Teoria Musical”, para que os cantores façam associações aplicando ao cotidiano, caso ocorra alguma intercorrência pode ser solucionada, tanto no ensaio, quando possível e caso não for, pode ser resolvida no próximo encontro sem frustração para o grupo.
Jogos e improvisos: O último bloco consistirá em jogos musicais com o intuito de estimular a expressão das emoções, a conexão entre indivíduos, além de ser possibilidade de exercícios de verificação de assimilação do aprendizado de teoria musical e do repertório do coral. As práticas variarão entre improvisos em grupo, apreciação musical ativa, danças circulares, percussão corporal e criação musical.

Apresentação de Circo: Circo Du Cafundó  – Cia. Du Cafundó – 19h às 20h
Onde: Teatro do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita | Ingressos devem ser retirados em até 1(uma) hora antes do evento na portaria do Sesc Arsenal;
Classificação indicativa: livre;
Sinopse: Um espetáculo de variedades circenses, onde os palhaços Fusquinha e Matosinho conduzem a plateia ao universo do circo em um show de variedades, reinventando clássicos tradicionais como as reprises, os saltos acrobáticos, malabarismo atrapalhado e muita imaginação! Recomendado para todas as famílias.

conexão

A cantora e compositora baiana Josyara, um dos destaques do evento

19/05
Oficina Aprender Brincando: Metodologias Ativas no Ensino da Música e das Artes – Vinicius Cruz e Karla Mesquita – 17h30 às 21h00
Onde: Sala de Música do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuito;
Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/r/HEFDddvUQ2;
Classificação indicativa: livre;

Apresentação de Literatura: Narração de Histórias Autorais em Cordel com a cordelista Mari Bigio (PE) – 15h00 às 15h40 e 19h00 às 19h40
Onde: Jardim do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita;
Classificação indicativa: livre;
Bio da artista: Mariane Bigio é uma entusiasta da palavra. Nasceu pernambucana de Recife, e se tornou Escritora, Contadora de Histórias, Cantora e Radialista. Ministra Oficinas de Literatura para crianças, jovens e educadores. Em 2007 lançou seu primeiro folheto de Cordel, “A Mãe que Pariu o Mundo”, premiado pela Prefeitura do Recife. Daí por diante a poesia tomou conta da sua vida. Começou recitando nos mercados públicos da cidade, para o público boêmio do Recife. Hoje sua especialidade é a Literatura de Cordel escrita para Crianças, mas Mariane continua aproveitando as oportunidades que surgem para recitar pra “gente grande”, e expor nas rimas os anseios e dilemas do cotidiano. Possui diversos títulos publicados para os públicos infantil e adulto.

Apresentação de Teatro: Resí(duo) – Coletivo Spectrolab – 18h00 às 18h30
Onde: Jardim do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita;
Classificação indicativa: livre;
Sinopse: A performance Resí(duo) surge quando Millena e Douglas, artistas do Coletivo SPECTROLAB, se encontraram no desejo de trazer, a partir da pesquisa de materiais residuais (lixo) – mais especificamente o PLÁSTICO, indagações a respeito da maneira com que esse material é tratado. No intuito de colocar esse material e seu ciclo de vida como protagonistas do tema o coletivo traz a importância do trajeto do plástico em meio urbano – que percorre os corpos hídricos a partir do descarte não consciente, por meio de um trabalho artístico rico em impactos visuais. O objetivo é de enfatizar a problemática da produção/descarte de resíduos plásticos na nossa cidade, e como cada um de nós, a partir da nossa perspectiva, podemos alterar essa realidade através da reciclagem/reutilização de resíduos.

20/05
Apresentação de Teatro: O Adeus de Maria – Grupo Primitivos – Teatro Faces – 15h00 às 16h00
Onde: Teatro do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita | Ingressos remanescentes devem ser retirados em até 1(uma) hora antes do evento na portaria do Sesc Arsenal;
Classificação indicativa: livre;
Sinopse: Maria-de-Barro vive em uma comunidade cercada por pardais desastrados e curiosos, um canário cheio de maldades, uma gentil beija-flor e seu orgulhoso pai que não gosta de passarinhos da cor da noite. Tudo muda quando um Curió solitário vai morar na região e acaba se apaixonando por Maria. Uma história divertida, lúdica e emocionante com trilha sonora construída através de sambas clássicos brasileiros.

Apresentação de Literatura: Encaixotando Histórias de Bem-Bem – Cia. Pé de pano – 18h00 às 21h00
Onde: Jardim do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita;
Classificação indicativa: livre;
Sinopse: Encaixotando histórias de Bem-Bem é o resultado de uma pesquisa histórica do tempo que o Casarão Nhonho de Manduca sediou os festejos de São Benedito se tornando um importante patrimônio histórico para Mato Grosso. Através do teatro lambe-lambe, são contadas as mais divertidas histórias e aventuras que se passaram no Casarão.
Bio da Cia: A Cia. Pé de Pano é uma Cia. de teatro que desenvolve trabalhos com arte-educação através de variadas abordagens artísticas como o teatro de lambe-lambe, mediação de leitura, narração de histórias, bonecos híbridos, intervenções artísticas e oficinas diversas dentro do mundo das artes. Fundada em 2011 pela atriz Liudmila Diaz que foi movida pelo amor ao teatro de rua, à cultura popular brasileira e aos bonecos, a Cia. trabalha com temas educativos, pesquisando as múltiplas culturas do nosso país e ressaltando a cultura mato-grossense.

21/05
Apresentação de Teatro: Vielas  – Solta Cia de Teatro – 18h00 às 19h00
Onde: Teatro do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita | Ingressos devem ser retirados em até 1(uma) hora antes do evento na portaria do Sesc Arsenal;
Classificação indicativa: livre;
Sinopse: Elas foram meninas que sonharam em fazer arte. Entre alegrias e lamentos, pelas vielas de Cuiabá, no bairro do Porto, elas cresceram. Hoje, são mulheres que fazem de suas tradições e vivências a matéria-prima para gestos, danças, versos e cantos. O experimento cênico VIELAS constrói uma ponte entre o teatro e a literatura regionais e convida o público a conhecer a poesia de Luciene Carvalho pelo olhar da atriz Jeniffer Reis.

CineSesc: DESCARTE – 19h00 às 21h00
Onde: Cinema do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita;
Vagas: 87 lugares;
Classificação indicativa: livre;
Sinopse: DESCARTE é um documentário de Leonardo Brant sobre o drama social do lixo, apresentado a partir de histórias inspiradoras de artistas, designers, artesãos e ativistas que reutilizam objetos de forma criativa e sensível. Com a tecnologia disponível no mundo hoje, já é possível viver sem gerar lixo. DESCARTE é um chamado para essa mudança cultural. Engloba ação educativa e uma série de conteúdos criados para estimular a busca de caminhos mais sustentáveis para os resíduos sólidos do planeta. Esta página reúne e organiza todos esses conteúdos e faz um convite para você repensar, recusar, reutilizar e reciclar, compartilhando ideias práticas sobre como transformar a cultura do lixo.

Apresentação de Música: Show Mansa Fúria – Josyara (BA), abertura com Karola Nunes – 19h00 às 21h00
Onde: Jardim do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita;
Classificação indicativa: livre;
Cronograma: Abertura com Karola Nunes, das 19h às 20; Show Mansa Fúria, com Josyara, das 20h às 21h.

22/05
Apresentação de Teatro: Conta-Vento  – Pequena Companhia da Cidade – 17h00 às 18h00
Onde: Teatro do Sesc Arsenal;
Entrada: Gratuita | Ingressos devem ser retirados em até 1(uma) hora antes do evento na portaria do Sesc Arsenal;
Classificação indicativa: livre;
Sinopse: O mundo real e o mundo de fantasia são como uma ventania. Menina tem 8 anos e meio, escreve tudo, até poesia. Quando quer ler, corre para escrever. Mora em um orfanato, mas parece passarinho que já nasce com o voo nato. Para salvar todos os sonhos do mundo, uma história vai inventar. Só pode ouvir quem admitir que o bom da vida mesmo é sonhar.


Para saber da programação em Rondonópolis acesse o link abaixo
https://www.sescmt.com.br/index.php/2022/05/10/sistema-fecomercio-mt-realiza-1a-edicao-do-projeto-conexao-arte-cerrado/

(
*com assessoria)


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet