MAIS PRÊMIOS

Flor Ribeirinha faz bonito na Bulgária



flor miolo

 

No último sábado (16) o grupo cuiabano de dança, Flor Ribeirinha, de São Gonçalo Beira Rio, faturou mais uma premiação internacional. Desta feita, a façanha foi na Bulgária, no Festival Internacional de Folclore Vitosha.

Vale lembrar que o Flor Ribeirinha já conquistou premiações internacionais recentemente. Na Turquia, em 2017, e na Polônia, em 2021. 

Na Bulgária o grupo, que tem representado o Brasil em eventos mundiais de folclore, a Flor Ribeirinha conquistou o Golden Peak (Pico de Ouro), prêmio máximo do evento. De quebra, venceu também o prêmio de melhor figurino. 

Histórico 

O grupo foi idealizado e fundado pela Mestre da Cultura Domingas Leonor da Silva, através da Associação Cultural Flor Ribeirinha, que trabalha há mais de 24 anos no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular, sobretudo o Siriri e o Cururu, bem como com outras formas de expressão da cultura regional em todo o Estado de Mato Grosso. 

Atua como grupo de Siriri e Cururu com o nome "Flor Ribeirinha" na comunidade histórica onde nasceu, chamada de São Gonçalo Beira Rio, onde se vivenciam e preservam as tradições cuiabanas nas celebrações tradicionais das festas de santos, na produção da cerâmica em argila e comidas e bebidas típicas, e na confecção e uso da viola de coho nas atividades. Representa com fidedignidade o modo de vida dos ribeirinhos com seus costumes e tradições. 

Historicamente, em sua longa trajetória, o Flor Ribeirinha vem realizando a importante tarefa de divulgar a cultura popular não só em Mato Grosso, mas para todo Brasil e o mundo. 

Os parabéns do tyrannus para esses artistas que divulgam com amor as manifestações da cultura popular de Mato Grosso e que, mais uma vez, faz bonito e mostra ao mundo nossos saberes e fazeres culturais. Bravo!!!

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet