TEATRO ZULMIRA

Vivaldi, Bach e Mozart no programa



mozart

O austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 ­- 1791), em detalhe de obra do artista Johann Nepomuk della Croce

Inventado em meados do século XVI, o violino é um instrumento de cordas concebido pelo italiano Gasparo de Saló. Para se ter uma ideia da importância desse instrumento, vale lembrar que, numa orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de spalla e, depois do maestro, ele (o spalla) é o comandante da orquestra.

Para quem deseja conhecer o potencial do violino na música de concerto, a hora está chegando. E para quem é louco por violino e sabe algo mais sobre esse instrumento, a contagem regressiva já começou. No próximo dia 10 o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros será palco para o "Concertante", uma apresentação com repertório direcionado para o violino, com três composições de gênios da música erudita universal: Vivaldi, Bach e Mozart. O concerto acontece a partir das 20h e o ingresso é social: um brinquedo novo ou usado. 

A iniciativa é do UFMT em Cordas, que integra o programa de extensão "UFMT com a Corda Toda", criado em 2016. E o concerto só foi possível graças ao apoio da University of Georgia (EUA), da Assembleia Social - ALMT e da Procev/UFMT.

Os integrantes do UFMT em Cordas (professores e alunos) tocam nas três músicas do repertório, acompanhando solistas internacionais renomados como os violinistas Levon Ambartsumian e Hakhida Azimkhodjaeva. Ambartsumian, além de solista, será o regente nas três composições. 

Levon Ambartsumian nasceu na Armênia, mas tem nacionalidades russa e estadunidense. Músico colecionador de prêmios internacionais, estudou no Conservatório Thaikovsky de Moscou, onde foi professor durante 15 anos. Já trabalhou com com grandes maestros e compositores contemporâneos, dentre eles Valery Gergiev, Vladimir Fedoseev, Maxim Shostakovich, Aram Khachaturian e Alfred Schnittke. É professor da University of Georgia desde 1995. Levon se apresenta pela terceira vez em Cuiabá.

Natural do Uzbequistão, Hakhida Azimkhodjaeva, também tem nacionalidades russa e estadunidense. Ela estreou com a Orquestra Sinfônica de Uzbequistão quando tinha onze anos e ganhou o Concurso Nacional de Violino em 1985. Formou-se no Conservatório Tchaikovsky de Moscou e atuou com a Orquestra Sinfônica deste mesmo conservatório sob direção de maestros como Zubin Mehta e Pierre Boulez, dentre outros. É professora da University of Georgia desde 1995. Vem pela primeira vez a Cuiabá.

Mais três solistas, estes radicados em Cuiabá, se revesam no programa. Um deles é Oliver Yatsugafu, brasileiro e professor da UFMT, mentor do "UFMT com a Corda Toda", radicado em Cuiabá desde 2013. Violinista virtuoso, desde bem jovem, destacou-se ganhando inúmeros prêmios e já se apresentou em países como Itália, Portugal, Áustria, China, Japão e Austrália, além dos EUA, onde foi aluno de mestrado e doutorado de Levon  Ambartsumian, na University of Georgia.

Também são de Cuiabá (nascidos e/ou adotados), os violinistas Jhonni Campos e Carol Kelli, que serão solistas no concerto. Ambos são, de certa forma, crias do "UFMT com a Corda Toda".

bach

O alemão Johann Sebastian Bach (1685 - 1750), em imagem reproduzida da internet

"Concertante será um momento de muita alegria, algo feito com muito carinho e afeto", destaca Rubia Naspolini, professora da UFMT com atuação no programa de extensão que realiza o concerto. Ela é uma das responsáveis pela organização do evento. Entusiasmada, ela exorta o alcance cultural da iniciativa, frisando a oportunidade brilhante que os alunos do programa têm, frisando ainda a masterclass que também está sendo oferecida a eles. E diz, ainda, da necessidade da criação de políticas de acesso cultural à população em geral. 

PROGRAMA

Vivaldi - Concerto para dois violinos em Lá menor, RV 522, Op. 3, nº 8 (L'Estro Armonico)
Solistas: Jhonni Campos e Carol Kelli (violinos)
Regente: Levon Ambartsumian 
Com UFMT em Cordas

Bach - Concerto para dois violinos em Ré menor, BWV 1043
Solistas: Levon Ambartsumian e Oliver Yatsugafu (violinos)
Regente: Levon Ambartsumian 
Com UFMT em Cordas

Mozart - Sinfonia Concertante para violino, viola e orquestra
Solista: Hakhida Azimkhodjaeva (violino)
Solista: Oliver Yatsugafu (viola)
Regente: Levon Ambartsumian 
Com UFMT em Cordas

vivaldi

O italiano Antonio Lucio Vivaldi (1678 - 1741) , em gravura de F. M. De la Cave

 

SERVIÇO

O QUE: Concertante - com a UFMT em Cordas e solistas internacionais
QUANDO: 10 de agosto, às 20h
ONDE: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
QUANTO: um brinquedo novo ou usado

concertante miolo

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet