![]() |
O ator e bonequeiro Carlos Gattas ministrando atividade no Ponto de Cultura Leite de Pedras |
Uma vistoria nos Pontos de Cultura de Mato Grosso e na coordenação dos trabalhos relativos a esses espaços, da parte da Secretaria de Estado de Cultura. É esse o trabalho que está sendo desenvolvido desde o último domingo (28), por representantes do Ministério da Cultura (MinC).
O desenvolvimento das ações e seus resultados são o foco dessa vistoria, levando em consideração que os Pontos de Cultura atuam com o objetivo de preservar memórias e histórias, além de estimular ações voltadas à cultura de raiz e ao fortalecimento das manifestações populares dentro dos seus territórios de origem.
Cínthia Matos, coordenadora estadual da Rede de Pontos informa que esses espaços têm desenvolvido suas respectivas funções e proporcionam à população de 25 cidades o fomento à produção artística e cultural através de oficinas, palestras, cursos e eventos em geral.
O Estado tem 36 Pontos de Cultura que, desde 2010, recebem investimentos de todas as esferas de governo. Anualmente são investidos R$ 800 mil da SEC e R$ 1,6 milhão do Governo Federal, que são repassados às instituições conveniadas. A coordenadora em Mato Grosso conta ainda que somente nesses dois anos já foram atendidas pelo menos 50 mil pessoas em Mato Grosso.