|
Jacques Tati nasceu em 1907, na França, e faleceu em 1982. Filho de pai russo e mãe francesa, o trabalho do diretor é objeto de mostra que começa no sábado (03/11), no Sesc Arsenal, e se estende até o dia 10. "Tati por inteiro" é o nome do evento, que terá entrada franca, nesses oito dias no Caldeirão de Imagens do local.
Antecipando a mostra, já está acontecendo, também no Arsenal, uma oficina sobre crítica de cinema com o francês Stèphane Goudet, já noticiada aqui no site. Goudet é especialista em Tati, diretor sobre o qual, inclusive, tem livro publicado.
Um de seus primeiros filmes, "Carrossel da Esperança" (1948), lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e,logo em seguida, o Grande Prêmio do Cinema Francês. Sua trajetória é marcada por um estilo único, muito autoral, sempre com muita qualidade artística. Ganhou muito dinheiro com seus filmes, mas também amargou grandes fracassos financeiros.
Claro que o cinema de Jacques Tati, com informações sobre cada um de seus filmes que será exibido voltará a pauta aqui no Tyrannus.