7ª ARTE

Retorno do CineSesc foi em grande estilo



Claudia Abreu

Abertura da mostra "Tati por Inteiro" trouxe a reinauguração do CineSesc: bem vindo seja

Na semana passada tivemos a oportunidade de receber o francês Stéphane Goudet, crítico de cinema para uma ‘oficina de História, teoria e prática da crítica de cinema’, através de uma parceria entre a embaixada francesa e o SESC nacional.

Foi realmente a sensação de expandir-se... aprendemos muito com esse profissional competente, sensível e carismático. Que nos confidenciou que ‘tocar o coração de um projeto é mais estimulante do que escrever sem intimidade.’ E que devemos nos preocupar em conhecer as dimensões do filme, aprender a descrever um plano, aprender a analisar uma sequência e a fazer um texto crítico, tendo o cuidado de não cair nos dois principais erros: apenas repetir o que se vê (paráfrase), ou cometer o delírio da análise (super interpretação).

Fechou uma de suas análises dizendo que ‘o sentido é como, o doce francês, de mil folhas, uma camada tem creme outra não, que dão gostos diferentes’; como a leitura crítica, temos que ter essa consciência de que nunca conseguimos retratar a totalidade de uma obra.

No sábado foi a reinauguração do cinema do SESC Arsenal, com o início da mostra "Tati por Inteiro" que vai percorrer o circuito nacional e propiciará o acesso ao conjunto da obra desse cineasta renomado com sua refinada graça e leveza, ao discutir o homem e a sociedade moderna.

Em "Playtime" as confusões do Sr. Hulot envolvem turistas americanas

Tempo de Diversão

Nesta terça (06/11) prossegue a mostra com exibição de "Tempo de Diversão" (1967), filme colorido com 114 minutos. A história contada é a de um grupo de turistas norte-americanas que chega a Paris, nos anos 60. Ali encontram Mr. Hulot que, com seu jeito inocente acaba criando deliciosas confusões. O filme, o mais caro produzido por Tati, provocou prejuízos financeiros, apesar de ter ganhado prêmios em festivais na França, União Soviética, Finlândia, Suécia e Áustria.

A programação completa da mostra, que acontece todos os dias até 11/11, com sessões sempre às 19h e entrada franca, você pode conferir em 'Agenda Cultural', na página inicial do site.

Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet