DOCUMENTÁRIO

Um registro do surgimento de Sinop



divulgação

Dona Geraldina, a primeira parteira do município

O documentário “Raízes da História de Sinop” será lançado nesta sexta-feira, às 19h30, na câmara municipal da cidade, conhecida como "Capital do Nortão". O filme mostra o surgimento do município, a partir do início da década de 1970, com a política ocupacional do norte de Mato Grosso por parte do Governo Federal, a abertura da Rodovia Cuiabá-Santarém, hoje BR-163.

O registro foi baseado no livro do Historiador, prof. Luiz Erardi Ferreira dos Santos, lançado em 2011. Segundo Erardi, “o objetivo é descrever dentro do documentário, o roteiro percorrido pelo grupo da Colonizadora Sinop na demarcação da gleba, dentre outros aspectos como a colonização, fundação e a chegada dos primeiros migrantes vindo da região sul do país".

Eduardo Espíndola dirige o documentário, que tem a produção executiva de Viviene Lozi. Ela ressalta que é de extrema importância registrar os passos dados para a ocupação desta imensa região, principalmente, para mostrar a todos um paralelo de como eram na década de 70 e 80 e como estão hoje os fatores econômicos, sociais, educacionais e políticos que moldaram e ainda moldam a história da cidade.

O audiovisual foi patrocinado pelo Banco da Amazônia. Algumas pessoas pioneiras de Sinop dão depoimentos no documentário, como dona Lucinha Brás, uma das primeiras professoras que começou a lecionar em 1975. Dona Geraldina, a primeira parteira que fez o parto da primeira sinopense, o sr. Osvaldo de Paula, o primeiro administrador e o primeiro prefeito eleito, sr. Geraldino Dalmázio, entre muitos outros.

O documentário contou com uma equipe que envolve, além do diretor e da produtora já citados, o autor da trilha sonora, Eduardo Lehr; o roteirista Leonardo Santana, imagens de Vanderlei Carvalho, pesquisa do historiador Luiz Erardi, e a edição por André Galvan.

O documentário deve ser inscrito em festivais e mostras nacionais de cinema e vídeo. Os responsáveis pela produção planejam uma exibição do filme em Cuiabá. É uma realização da Ação Cultural e foi contemplado pelo edital de Patrocínio do Banco da Amazônia, tem o apoio da Prefeitura de Sinop, Transterra Terraplenagem e Pavimentação, Colonizadora Sinop, Clínica São Camilo, Agrobaggio, Unimed Norte do Mato Grosso. (com assessoria) 

Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet