CONSCIÊNCIA NEGRA

"Cabelo Ruim?" faz sucesso desde 2006



 

CUFA/DIVULGAÇÃO

A autora Neusa Baptista e a diretora de escola, Leuza Gomes

O livro "Cabelo Ruim?", da jornalista e escritora Neusa Baptista, teve sua primeira edição lançada em 2006, durante a II Literamérica, em Cuiabá. No ano seguinte, a editora mato-grossense Tanta Tinta assumiu a obra. Desde quando surgiu, lá se vão seis anos e a publicação continua tendo visibilidade e aceitação. Na próxima segunda-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, terá lançamento em Brasília, integrando as comemorações desta data especial.

Num formato revista, a obra conta a história de três meninas negras vivenciando no ambiente escolar suas angústias com a estética e seus cabelos diferentes. "Cabelo Ruim?" é publicação semeada através do ProjetoPixaim, patrocinado pelo incentivo à cultura do Governo de MT em sua origem. A iniciativa tinha como proposta valorizar esse cabelo diferente, muitas vezes, alvo de preconceitos. A autora realizou rodas de leitura com crianças da periferia, em parceria com professores, escolas e projetos sociais.

“A maioria dos alunos da escola é negra, e nem todos sabem disso. Por isso, trabalhamos a diversidade cultural de varias formas, para mudar a mentalidade dos alunos”. O depoimento é da diretora da Escola Camilo Barreto, de Cuiabá, Leuza Gomes Oliveira do Carmo, que atua na educação há mais de 30 anos.

Da literatura para o palco. O livro ganhou adaptação pelo Grupo Teatral Vida, de Cuiabá. A peça “A história do cabelo ruim” confirmou grande aceitação em escolas de Cuiabá e foi parar na Mostra Internacional de Teatro Infantil (MITI), fazendo bastante sucesso entre as crianças e adolescentes. Através da Cufa/MT - Central Única das Favelas, incrementou sua visibilidade e contou com apoios e parcerias de instituições públicas e privadas, além de organizações não governamentais.

Em novembro de 2011, Neusa Baptista realiza o projeto“Pixaim: trançando ideias na escola”, ação inscrita no edital Microprojetos na Amazônia Legal, da Funarte. São feitas oficinas de leitura para alunos e professores de quatro escolas públicas e distribuídos kits com bonecas, livros e camisetas, dentro da programação da Semana da Consciência Negra.

Lançamento

O lançamento acontece na segunda-feira às 19h30, na livraria Café com Letras, em evento organizado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (Cojira-DF), com apoio do grupo Pretas Candangas e da Griô Produções. A comemoração contará ainda com apresentação de músicos negros, como o cantor e compositor Daniel Junior e convidados, e recital de poemas, com poetas do projeto Poemação, liderado por Jorge Amâncio.

A autora
Neusa Baptista é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e trabalhou em alguns dos mais importantes veículos de comunicação do Estado. Atualmente dirige a Agência de Comunicação Popular, pela qual presta assessoria e consultoria a sindicatos de trabalhadores, entidades do movimento social, evento e projetos culturais e educativos. (com assessoria)

Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet