divulgação |
![]() |
Menino do Cinco |
Começa nesta terça (27) no Sesc Arsenal a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que reúne 37 filmes de oito países latinos, com diversos longas inéditos no Brasil. A mostra prossegue até dia dois de dezembro e as sessões são gratuitas.A cerimônia de abertura em Cuiabá contará com a presença da Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Salete Valesan Camba.
Neste primeiro dia serão exibidos, a partir das 19 h, os filmes “O Cadeado" (2012), produção baiana de 12 minutos, com direção de Leon Sampaio. No roteiro numa escola pública em zona rural, um cadeado bloqueia a entrada de professores e alunos. “A Galinha que Burlou o Sistema" (2007), com direção de Quico Meirelles e 15 minutos, produção de Minas Gerais. Narra os enfrentamentos de um menino que tenta salvar a vida de uma galinha que seria preparada ao molho pardo, para o almoço de domingo. É baseado em conto homônimo de Fernando Sabino.
Também na programação desta terça, “Menino do Cinco” (2012), de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, outra produção baiana. Em 20 minutos é contada a história de a de um garoto solitário que vive com o pai em um apartamento no quinto andar e só encontra companhia de um cachorrinho que foge do dono. Encerra o programa deste dia de abertura “A Fábrica” (2011), de Aly Muritiba e 16 minutos. A produção paranaense retrata o dia-a-dia de um presidiário e a intenção de convencer a sua própria mãe a burlar a segurança local para lhe trazer um aparelho de celular. A classificação indicativa destes curtas é recomendada para maiores de 12 anos.
divulgação |
![]() |
"A galinha que burlou o sistema" |
A programação completa da Mostra pode ser conferida no site www.cinedireitoshumanos.org.br.