Com um explosivo artigo para a revista New Yorker, em 2007, o jornalista norte-americano Tom Mueller tornou-se o maior especialista, no mundo, em azeite de oliva e em fraudes neste assunto.
Agora, a Edições Tapioca traz ao Brasil o livro “Extravirgindade – o sublime e escandaloso mundo do azeite de oliva”, feito a partir deste artigo. Nele, o autor revela – entre outros aspectos - que o termo “extravirgem” é usado para dois tipos de azeite: tanto para aquele em que o produtor cultiva as azeitonas, colhe a fruta, leva para o moinho e faz um azeite maravilhoso e também para aquele em que o produtor o trata como uma commodity industrial.
“Infelizmente, ambos usam no rótulo o mesmo termo "extravirgem". Existe muito azeite de péssima qualidade, feito na Espanha, no sul da Itália, no Norte da África e vendido como azeite extravirgem. Mas, no entanto, é óleo desodorizado (processo usado para mascarar o aroma e o sabor deles). O processo, obviamente ilegal, é muito difícil de ser detectado, mesmo em laboratório”, explica Mueller.
O foco do livro, porém, é a Itália, maior vendedor mundial de azeite, maior consumidor, importador e exportador. Colaborador de publicações importantes nos Estados Unidos, Tom Mueller resolveu intensificar o trabalho sobre a história e a cultura do azeite na Itália, onde vive com os filhos e a mulher italiana.
Em “Extravirgindade– o sublime e escandaloso mundo do azeite de oliva”, Tom Mueller conta como, há muito, o azeite de oliva fresco é considerado um alimento vital para a saúde das pessoas, mas também como medicamento, cosmético e elemento presente em rituais religiosos. Por outro lado, o jornalista mostra a história da globalização, crimes da indústria alimentícia e até uma acusação às leis de proteção contra alimentos falsos (e mesmo tóxicos) nos EUA.
O livro, com um texto que flui, relata ainda o ponto de vista de produtos artesanais, analistas químicos, chefs e ativistas da alimentação – uma defesa aos azeites que realmente merecem o nome de "extravirgem".
Ao final do livro, um capítulo com os principais termos sobre o assunto e outro que ensina os leitores como escolher um bom azeite.
O autor
Tom Mueller é jornalista. Escreve para a New Yorquer, o New York Times, a National Geographic, entre outras publicações norte-americanas. Formado em Harvard, com doutorado em história medieval pela Universidade de Oxford. (com assessoria)
AZEITE DE OLIVA
O sublime e escandaloso mundo do produto
Redação
Confira também nesta seção: |
Agenda Cultural
- Em Cartaz:
- Projeto de etnoturismo do povo Haliti-Paresi (MT)
- Dia: 06 de julho
- Local: na internet
- Informações: no link
- Em Cartaz:
- E-books da UFMT disponÃveis gratuitamente
- Dia: 06 de julho
- Local: na internet
- Informações: no link
- Em Cartaz:
- `Matutando Arquitetura e Urbanismo...´, publicação digital
- Dia: 02 de agosto
- Local: site da EdUFMT
- Informações: no link
- Em Cartaz:
- Inscrições para edital da Editora da UFMT para publicação de obras
- Dia: 08 de agosto
- Local: EdUFMT - -e-mail
- Informações: no link
- Em Cartaz:
- Biografias de 1 Minuto de artistas de MT
- Dia: 01 de janeiro
- Local: redes sociais
- Informações: no link
- Em Cartaz:
- `Ser Underground: a história do rock cuiabano' - o documentário
- Dia: 08 de junho
- Local: youtube
- Informações: no link

Últimas NotÃcias
-
13.08.22 17h00
Instruções para doadores eventuais
-
12.08.22 21h34
Projeto propõe imersão cultural em aldeias
-
12.08.22 15h56
Alaécio pesquisa o choro há vários anos
-
12.08.22 14h29
Gabriel de Almeida é atleta de Kug Fu

Newsletter